BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Accor adota polí­tica pioneira para eliminar descarte de pintinhos machos

A Accor Américas anunciou um compromisso inédito no setor hoteleiro: eliminar o descarte de pintinhos machos em sua cadeia de fornecimento assim que uma tecnologia viável estiver disponível comercialmente. A iniciativa, desenvolvida com o apoio da Animal Equality Brasil, busca reduzir o impacto dessa prática na indústria avícola e promover soluções mais sustentáveis.

Com essa decisão, a rede prevê evitar o descarte de aproximadamente 1,5 milhão de pintinhos no Brasil e mais de 3 milhões em toda a América. Além disso, a empresa se comprometeu a apoiar políticas públicas voltadas à erradicação dessa prática, bem como a incentivar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias alternativas, como a sexagem in-ovo.

“Na Accor, temos o compromisso de impulsionar práticas mais éticas em toda a nossa cadeia de fornecimento. Ao nos tornarmos a primeira rede hoteleira do mundo a estabelecer uma política para eliminar o descarte de pintinhos machos, não apenas reforçamos esse compromisso, como também buscamos estimular o progresso em todo o setor hoteleiro”, afirma Antonietta Varlese, Senior Vice Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Accor Américas.

Estima-se que, anualmente, cerca de 84 milhões de pintinhos machos sejam descartados vivos no Brasil. Esse descarte ocorre porque os machos não produzem ovos e não são considerados viáveis economicamente para a indústria da carne, já que não possuem as características desejadas para a engorda. Como resultado, os incubatórios se desfazem desses animais, que no Brasil são triturados vivos e conscientes.

Além do impacto no bem-estar animal, essa prática pode gerar problemas ambientais significativos, como a contaminação do solo, da água e do ar, além de contribuir para a proliferação de microrganismos nocivos que podem afetar tanto animais quanto seres humanos.

Uma das alternativas para essa prática é a tecnologia de sexagem in-ovo, que identifica o sexo do embrião ainda dentro do ovo, permitindo que aqueles com pintinhos machos sejam retirados antes do processo de incubação. Em países como França, Alemanha e Itália, leis já foram implementadas para proibir o descarte de pintinhos machos. Na França, por exemplo, essa prática foi banida em 2023, com o governo investindo 10 milhões de euros para a implementação da nova tecnologia.

No Brasil, a Accor se junta a outras empresas que assumiram compromissos semelhantes, como Mantiqueira, Raiar, Korin, Planalto Ovos e AB Mauri. No entanto, a rede hoteleira se destaca por ser a primeira do setor a implementar essa política, estabelecendo um novo padrão de responsabilidade corporativa.

“O compromisso da Accor é um marco histórico para a proteção dos animais explorados pela indústria de ovos. O descarte de pintinhos machos é uma prática cruel, e a decisão da Accor demonstra que as empresas têm o poder de liderar mudanças em direção a um futuro mais ético”, afirma Julia Almeida, gerente de relações corporativas da Animal Equality Brasil.

Além do compromisso com empresas, a Animal Equality também atua no campo legislativo. Dois projetos de lei (PL 783/24 e PL 410/2023) estão em tramitação no Congresso Nacional para proibir o descarte de pintinhos machos no Brasil. Em 2024, o PL 783/24 foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade e aguarda novas votações.

A organização também lançou um relatório detalhado sobre os impactos éticos e ambientais dessa prática, reforçando a necessidade de adoção da sexagem in-ovo como solução viável. Além disso, uma petição pedindo ao Ministério da Agricultura a implementação de um plano para incorporar essa tecnologia já conta com mais de 190 mil assinaturas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS