BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,46

84% dos brasileiros veem Turismo como motor econômico e gerador de empregos

O Turismo, além de impulsionar lazer e cultura, se destaca como um dos principais motores da economia brasileira. De acordo com a pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 – comportamento da população brasileira, realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), 84% dos brasileiros enxergam o setor como essencial para a geração de empregos. Nos últimos dois anos, mais de 405 mil postos de trabalho com carteira assinada foram criados no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

A pesquisa também revela que 43% da população percebe um crescimento do turismo nacional no período recente. “A percepção do brasileiro reflete o tamanho do impacto econômico do turismo no país e os bons resultados obtidos durante os dois primeiros anos da atual gestão do governo do presidente Lula. A atividade turística é uma forma eficaz de promover desenvolvimento regional e reduzir a desigualdade no país”, avalia Celso Sabino, ministro do Turismo.

Além da geração de empregos, a atração de investimentos é apontada como o principal benefício da atividade turística. O Ministério do Turismo, com base em informações do Banco Central, registrou um aumento de 40% nos investimentos estrangeiros no setor em 2024, totalizando US$ 360 milhões.

O levantamento também destaca o potencial ainda pouco explorado do Brasil no setor. Para 51% dos entrevistados, o país poderia investir mais no turismo como atividade econômica. Enquanto 43% acreditam que esse potencial já vem sendo aproveitado, outros 43% afirmam que o setor ainda é subutilizado.

Entre as políticas públicas que podem impulsionar ainda mais o turismo, a pesquisa aponta que o combate à desigualdade social é considerado o fator mais relevante para o crescimento do setor, citado por 33% dos entrevistados. Outras medidas incluem incentivos para a redução dos custos de viagem (21%), segurança pública (13%), investimentos em infraestrutura (12%) e qualificação profissional para o setor (6%).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Gol celebra São João com voo...

Ação da Gol incluiu serviço de bordo especial, brindes e presença dos personagens Chico Bento e Rosinha desde o lounge até o desembarque

Ryanair amplia franquia gratuita de bagagem...

Companhia se antecipa à regulação europeia e ajusta dimensões de bagagem permitida a bordo sem custo adicional

Com 4,2 mil visitantes, Expo Turismo...

Na quinta edição, Expo Turismo Goiás cresce 40%, reúne 4,2 mil pessoas e já projeta expansão internacional para 2026

Bagagem de mão sem surpresas: regras...

Em meio à temporada de férias, Kayak divulga guia prático com as normas das principais companhias aéreas brasileiras para evitar custos extras e imprevistos

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS