O CEO da American Airlines, Robert Isom, esteve reunido com o presidente Donald Trump e o secretário de Transportes, Sean Duffy, na quarta-feira (12), no Salão Oval da Casa Branca. O encontro tratou de possíveis investimentos para modernizar o sistema de controle de tráfego aéreo dos Estados Unidos, com foco na segurança operacional.

A reunião acontece em meio a questionamentos sobre a infraestrutura da aviação norte-americana, especialmente após a colisão entre um avião regional da American Eagle e um helicóptero do Exército no dia 29 de janeiro. O acidente, ocorrido próximo ao Aeroporto Nacional Reagan, em Washington, resultou na morte de todas as 67 pessoas a bordo das duas aeronaves.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) ainda não divulgou um relatório preliminar sobre o ocorrido. No entanto, a investigação já revelou que a torre de controle do aeroporto registrou o helicóptero operando acima do limite de altitude permitido, fixado em 200 pés.

Diante do episódio, Trump afirmou, em discurso no dia 6 de fevereiro, que o acidente foi consequência de um sistema de controle de tráfego aéreo “obsoleto” e reforçou a necessidade de modernização. Ele também responsabilizou iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) na Administração Federal de Aviação (FAA) e no Departamento de Transportes (DOT) pelo ocorrido.

“A equipe da American Airlines continuará trabalhando junto ao presidente Trump, ao secretário Duffy, ao Congresso e a toda a indústria da aviação para tornar nossos sistemas ainda mais seguros”, declarou a companhia aérea em comunicado.

O debate sobre a atualização da infraestrutura de tráfego aéreo nos Estados Unidos não é recente. Desde 2007, a FAA conduz o programa de modernização NextGen, que já custou cerca de US$ 20 bilhões, segundo um relatório de 2024 do Escritório do Inspetor-Geral do DOT.

Apesar do investimento, o projeto tem sido alvo de críticas devido à sua lenta implementação. Embora alguns avanços estejam previstos para este ano, o relatório concluiu que o NextGen “será menos transformador do que originalmente prometido”. Além disso, um estudo do Escritório de Contabilidade do Governo dos EUA, divulgado em setembro de 2024, identificou 58 sistemas da FAA classificados como insustentáveis ou potencialmente problemáticos para a segurança e a eficiência do espaço aéreo nacional.

Na tentativa de acelerar melhorias, o secretário Sean Duffy anunciou em 5 de fevereiro, na rede X, que o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), liderado por Elon Musk, irá contribuir na reformulação do sistema de aviação.

Durante o encontro na Casa Branca, Trump voltou a prestar condolências às famílias das vítimas do voo 5342 da American Airlines. “A companhia aérea continua focada em prestar apoio às famílias e entes queridos daqueles que estavam no voo”, destacou o comunicado da empresa.