BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Portos se apresentam no Cruise 360 com números expressivos e crescimento

Porto de Santos se destaca entre os portos do Brasil com mais de 173 milhões de toneladas transportados

O Cruise 360, realizado neste sábado (15) em Santos, trouxe à tona a importância dos portos brasileiros para a indústria de cruzeiros e logística do país. Durante a palestra “Portos, Destinos e Terminais: Como Utilizar as Estruturas e as Informações Corretas para Garantir uma Experiência Memorável”, Ricardo dos Santos Moreira, gerente de fiscalização do Porto de Santos, apresentou dados sobre a movimentação do terminal e sua relevância para a economia nacional.

Ricardo dos Santos Moreira, gerente de fiscalização do porto de Santos. Foto: Rafael Destro

O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, movimentou 173 milhões de toneladas em 2023, superando os números de qualquer outro porto brasileiro. A infraestrutura robusta conta com 100 km de ferrovias internas, 55 km de hidrovias e um canal com profundidade crescente, que já alcança 17 metros para permitir a atracação de navios maiores. “Se juntássemos o segundo, terceiro e quarto maiores portos do Brasil, ainda assim não alcançaríamos os números de movimentação do Porto de Santos”, destacou Moreira.

Além da relevância logística, o terminal também tem um papel essencial para o turismo de cruzeiros. O Concais, terminal de passageiros do Porto de Santos, registrou a movimentação de cerca de um milhão de hóspedes na última temporada, um aumento significativo em relação a 2018, quando esse número era de 604 mil. A tendência é de crescimento contínuo, impulsionando a economia local e consolidando Santos como um dos principais pontos de embarque de cruzeiristas no Brasil.

Moreira enfatizou a importância da segurança e da experiência do passageiro. O Porto de Santos conta com 197 câmeras de monitoramento e parcerias com terminais e a prefeitura para ampliar a vigilância. A revitalização do Parque Valongo, onde aconteceu o Cruise 360, é um exemplo do fortalecimento da relação entre o porto e a cidade. “Quando falamos de infraestrutura e logística, é fundamental lembrar que estamos lidando com pessoas e seus sonhos. A experiência do passageiro deve ser sempre memorável”, afirmou.

Américo da Rocha, diretor de Operações do Pier Mauá. Foto: Rafael Destro

Outros portos brasileiros também se destacaram na palestra. Javier Humberto Carnevale, gerente de operações do Concais, apresentou melhorias na operação do terminal, incluindo o despacho de bagagens em ambiente climatizado para maior conforto dos passageiros.

Cristian Pos, diretor Nacional de Turismo do Uruguai, também apresentou no Cruise 360. Foto: Rafael Destro

No Rio de Janeiro, Américo Rocha, diretor de operações do Pier Mauá, ressaltou a proximidade do terminal com pontos turísticos icônicos, como o Museu do Amanhã e o Aquário do Rio. Já em Salvador, Luís Brito, supervisor do Contermas, destacou a importância das regras de segurança e os desafios operacionais no embarque e desembarque dos passageiros.

Luis Brito, supervisor do Contermas. Foto: Rafael Destro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS