BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Setur-SP lança Guia de Turismo Judaico para promover diversidade religiosa

Publicação reúne mais de 60 atrativos ligados à cultura judaica em São Paulo e será atualizada periodicamente

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou, nesta quinta-feira (20), o Guia de Turismo Judaico. Desenvolvido em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), o Memorial do Holocausto e o Museu Judaico de São Paulo, o material integra o Programa de Turismo Religioso Paulista e busca valorizar a diversidade cultural e religiosa do estado.

Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Setur-SP, destacou que o guia é fruto de um esforço conjunto e mapeia mais de 60 atrativos ligados à cultura judaica, incluindo estabelecimentos gastronômicos e edificações históricas. “Tem desde construções projetadas por arquitetos judeus, como o Conjunto Nacional e o Parque Augusta, até espaços que retratam a história, a resistência e a força dos judeus”, explicou. Ela também enfatizou que a intenção é “receber bem tanto judeus da comunidade que vivem fora como aqueles que têm interesse na cultura e tradições judaicas”.

Para Felipe Arruda, diretor executivo do Museu Judaico de São Paulo, a iniciativa é essencial para ampliar o conhecimento sobre a presença judaica no estado. “Nesse momento em que o preconceito e o antissemitismo se espalham, o melhor antídoto é a cultura e a educação”, afirmou. “Os espaços presentes no guia cumprem esse papel e convido toda a população a visitá-los”, acrescentou.

Marcos Knobel, presidente da Fisesp, celebrou a iniciativa e reforçou a história da imigração judaica em São Paulo. “Fomos recebidos de braços abertos e contribuímos para o crescimento e progresso da cidade. Essa é uma oportunidade de mostrar não só a nossa história, mas a riqueza cultural e gastronômica de São Paulo, que conta com uma comunidade judaica participativa e paulistana”, pontuou.

Roberto de Lucena, secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, reforçou o compromisso do estado com a comunidade judaica. “São Paulo não tolera a intolerância. Essa é uma mensagem carregada de simbolismo, de respeito à história, tradição e cultura judaicas”, afirmou. Ele também destacou que o guia está disponível em português e hebraico, com previsão de tradução para espanhol e inglês, além de ser um material digital que será atualizado periodicamente.

O evento contou ainda com a presença de autoridades como Felicio Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo, e Pedro Mastrobuono, diretor-presidente do Memorial da América Latina. A primeira edição do guia se soma a outras publicações do Programa de Turismo Religioso Paulista, que já contemplou atrativos católicos, evangélicos e de matriz africana.

Para acessar o Guia Turístico Judaico, acesse este link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS