BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Setur-SP lança Guia de Turismo Judaico para promover diversidade religiosa

Publicação reúne mais de 60 atrativos ligados à cultura judaica em São Paulo e será atualizada periodicamente

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou, nesta quinta-feira (20), o Guia de Turismo Judaico. Desenvolvido em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), o Memorial do Holocausto e o Museu Judaico de São Paulo, o material integra o Programa de Turismo Religioso Paulista e busca valorizar a diversidade cultural e religiosa do estado.

Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Setur-SP, destacou que o guia é fruto de um esforço conjunto e mapeia mais de 60 atrativos ligados à cultura judaica, incluindo estabelecimentos gastronômicos e edificações históricas. “Tem desde construções projetadas por arquitetos judeus, como o Conjunto Nacional e o Parque Augusta, até espaços que retratam a história, a resistência e a força dos judeus”, explicou. Ela também enfatizou que a intenção é “receber bem tanto judeus da comunidade que vivem fora como aqueles que têm interesse na cultura e tradições judaicas”.

Para Felipe Arruda, diretor executivo do Museu Judaico de São Paulo, a iniciativa é essencial para ampliar o conhecimento sobre a presença judaica no estado. “Nesse momento em que o preconceito e o antissemitismo se espalham, o melhor antídoto é a cultura e a educação”, afirmou. “Os espaços presentes no guia cumprem esse papel e convido toda a população a visitá-los”, acrescentou.

Marcos Knobel, presidente da Fisesp, celebrou a iniciativa e reforçou a história da imigração judaica em São Paulo. “Fomos recebidos de braços abertos e contribuímos para o crescimento e progresso da cidade. Essa é uma oportunidade de mostrar não só a nossa história, mas a riqueza cultural e gastronômica de São Paulo, que conta com uma comunidade judaica participativa e paulistana”, pontuou.

Roberto de Lucena, secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, reforçou o compromisso do estado com a comunidade judaica. “São Paulo não tolera a intolerância. Essa é uma mensagem carregada de simbolismo, de respeito à história, tradição e cultura judaicas”, afirmou. Ele também destacou que o guia está disponível em português e hebraico, com previsão de tradução para espanhol e inglês, além de ser um material digital que será atualizado periodicamente.

O evento contou ainda com a presença de autoridades como Felicio Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo, e Pedro Mastrobuono, diretor-presidente do Memorial da América Latina. A primeira edição do guia se soma a outras publicações do Programa de Turismo Religioso Paulista, que já contemplou atrativos católicos, evangélicos e de matriz africana.

Para acessar o Guia Turístico Judaico, acesse este link.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS