BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Calendário Turístico Oficial do Brasil é regulamentado e reforça promoção de eventos

Ferramenta visa fortalecer destinos e reduzir sazonalidade no setor turístico

O Calendário Turístico Oficial do Brasil está oficialmente regulamentado. A medida foi referendada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante a abertura da Marcha dos Secretários de Turismo, realizada nesta quarta-feira (2), em Brasília. O decreto regulamenta a Lei nº 14.865, sancionada em maio de 2024, e estabelece diretrizes para inclusão de eventos na plataforma.

A ferramenta tem como principal objetivo reunir e divulgar eventos turísticos de todo o país, promovendo o turismo regional, impulsionando a economia e reduzindo a sazonalidade. O calendário será gerido pelo Ministério do Turismo e incluirá festividades tradicionais, celebrações culturais, festivais gastronômicos, esportivos e religiosos, entre outros.

“A partir dessa regulamentação, o Calendário Turístico Oficial do Brasil se torna uma ferramenta estratégica de promoção e visibilidade para os destinos de todas as regiões do país, ao longo de todo o ano. Com ele, fortalecemos a divulgação dos nossos eventos, incentivamos o turismo regional e combatemos a sazonalidade, gerando emprego, renda e valorizando a cultura local o ano inteiro”, destacou o ministro.

Como funciona?

Estados, municípios, o Distrito Federal, entidades públicas e organizadores poderão submeter eventos para inclusão na plataforma. O processo de seleção segue critérios estabelecidos em um manual específico, detalhando requisitos para análise e aprovação.

Os eventos serão categorizados conforme área de interesse, porte, periodicidade, adesão, acesso e formato de realização. Entretanto, a participação no calendário não implica apoio financeiro ou administrativo por parte do governo federal. Além disso, o Ministério do Turismo poderá excluir eventos com informações inconsistentes ou acrescentar novas iniciativas relevantes.

Turismo acessível em pauta

Durante a Marcha dos Secretários, também foi firmada uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para ampliar a acessibilidade no setor. Acordo prevê a publicação do livro Turismo com Acessibilidade: Perfil do Turista com Deficiência e Diretrizes para Promoção da Acessibilidade, além de mapeamento de boas práticas e capacitação de profissionais.

A iniciativa integra o Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e reforça o compromisso do governo federal com um turismo mais inclusivo e acessível a todos.

O evento

A IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo acontece até esta quinta-feira (3) em Brasília. O encontro reúne gestores do setor para debater inovação, sustentabilidade e estratégias para o desenvolvimento do turismo nos municípios.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS