BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Convenção BWT destaca o potencial turístico de Foz do Iguaçu e Curitiba

Foz do Iguaçu (PR) – Realizada de 26 a 29 de abril no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR), a Convenção BWT 2025, reúne 400 agentes de viagens convidados. Durante o evento, Eduy Azevedo Junior, gerente de mercado da Viaje Paraná, apresentou os principais dados e destaques turísticos do estado, que vem se consolidando como um dos destinos de maior crescimento no Brasil.

Eduy Azevedo Junior, gerente de mercado da Viaje Paraná. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

“O único que pode mover o turismo de um estado, isso que eu vou dizer para vocês é verdade, são os operadores e os agentes de viagem”, falou Eduy Junior para Ratinho Júnior, governador do Paraná, sobre como o Estado pode impulsionar ainda mais o turismo.

Em 2024, o Paraná registrou um aumento de 7,2% nos serviços turísticos, frente aos 3,5% de crescimento nacional, além de ocupar a segunda posição no ranking de recepção de turistas estrangeiros. “Quem conhece o Paraná se apaixona”, afirmou Eduy, destacando a diversidade de atrativos, como as Cataratas do Iguaçu — que superaram o Cristo Redentor em número de visitantes —, a possibilidade de visitar três países em um só dia a partir de Foz, e as belezas naturais protegidas nos dois patrimônios naturais da humanidade do estado: o Parque Nacional do Iguaçu e a Grande Reserva da Mata Atlântica.

Foz do Iguaçu

Jin Petrycoski, secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

Sobre Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, secretário municipal de Turismo da cidade, ressaltou que a cidade é horizontal, com cerca de 300 mil habitantes, permitindo que qualquer trajeto urbano seja feito em cerca de 20 a 25 minutos. Com o aeroporto local recebendo mais de R$ 400 milhões em investimentos, o destino conta com ótimas conexões aéreas. Outro grande diferencial de Foz é a possibilidade de explorar três países em um único dia: fazer compras no Paraguai pela manhã, aproveitar atrações de entretenimento no Brasil à tarde e jantar na Argentina à noite.

Entre os destaques naturais, o Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com 275 saltos distribuídos entre Brasil e Argentina, e é considerado uma das sete maravilhas naturais do planeta. Recentemente, o parque passou por nova concessão e receberá mais de R$ 550 milhões em obras de revitalização, com a proposta de oferecer novas trilhas, atividades de ecoturismo, rafting e até áreas seguras para banho nas proximidades das quedas.

Experiências como o Amanhecer nas Cataratas, com café da manhã e observação do nascer do sol em meio à natureza, o Pôr do Sol nas Cataratas e passeios sob a luz da lua cheia ampliam ainda mais o apelo do destino. Além disso, atrações como o Parque das Aves, o Movie Cars Entertainment, o Wonder Water Show, o Lumina (floresta iluminada para caminhadas noturnas), o Museu de Cera e o Ice Bar proporcionam entretenimento a moradores e visitantes.

O destino também aposta em novidades constantes. O Eco Park, por exemplo, oferece shows com aves de rapina em apresentações que lembram espetáculos de parques temáticos internacionais. Já a nova área dos primatas proporciona uma interação próxima com os animais. O Blue Park, anexo ao Mabu Thermas, continua sendo sucesso de vendas, com praia artificial de ondas, reforçando Foz como um destino completo para todas as idades e perfis de viajantes.

Curitiba
A apresentação sobre Curitiba ficou a cargo de José Velloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo, e de Thaís Pereira, também do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. Um dos grandes destaques foi o Jardim Botânico, com a famosa estufa metálica, espelho d’água e o Jardim das Sensações, onde visitantes percorrem uma trilha de olhos vendados para explorar a diversidade botânica através dos sentidos.

Outro atrativo valorizado foi o Natal de Curitiba, considerado o maior do Brasil, com mais de 180 atrações natalinas espalhadas pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Parque Barigui e o Largo da Ordem. Para 2025, a expectativa é tornar o evento ainda maior e mais grandioso, consolidando o destino como referência em festividades de fim de ano.

A dupla também destacou o Parque Barigui, espaço democrático com áreas de caminhada, lago para piqueniques e a presença ilustre das capivaras, que se tornaram mascotes queridas da cidade. A Feira do Largo da Ordem, realizada aos domingos, reúne mais de 900 artesãos e permite aos visitantes conhecerem o artesanato local, a culinária típica e o centro histórico. Além disso, foram citados atrativos como o Museu Oscar Niemeyer e experiências gastronômicas locais, como a carne de onça e o pão com bolinho.

O Brasilturis viaja com o seguro da Affinity Seguros e a convite da BWT Operadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS