A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) iniciou nesta segunda-feira (5) o primeiro Roadshow Pernambuco Naturalmente Increíble, voltado ao mercado internacional. A ação marca a estreia do estado em um circuito próprio de promoção internacional e visa apresentar os atrativos turísticos pernambucanos a operadores, agentes de viagens, DMCs, companhias aéreas e representantes do trade.
“Esse é o primeiro Roadshow Pernambuco Naturalmente Increíble, uma iniciativa que, além de representar uma importante contrapartida às companhias aéreas que, em parceria com o Governo de Pernambuco, anunciaram novas rotas internacionais diretas, integra as estratégias da Empetur para promover o destino Pernambuco. A ação envolve capacitação de agentes de viagens, rodadas de negócios com operadoras de turismo e parcerias cooperadas com os principais players do mercado nacional e internacional. Tudo isso com o objetivo de impulsionar ainda mais o turismo em Pernambuco e alcançar resultados cada vez mais expressivos”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

A agenda contempla sete cidades em três fases. A primeira etapa inclui Santiago (Chile), Buenos Aires, Rosário, Santa Fé e Córdoba (Argentina), encerrando no dia 8 de maio. A segunda fase ocorre em 3 e 4 de junho em Assunção e Cidade del Este (Paraguai). Uma terceira etapa está prevista para a Europa, ainda sem data divulgada.
Além das rodadas de negócios, o projeto promove uma capacitação lúdica com foco na imersão nos destinos do estado. Os participantes também são envolvidos por apresentações culturais, como a dança do Balé Cultural e os ritmos conduzidos pelo maestro Spok, que encerra os eventos com uma “viagem musical” pelos sons típicos pernambucanos.
A escolha das cidades se baseou na conectividade direta com o Aeroporto Internacional do Recife. Pernambuco mantém atualmente voos internacionais para Buenos Aires, Córdoba, Lisboa, Porto, Madri, Santiago, Montevidéu, Assunção, Orlando e Fort Lauderdale. Segundo Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur, “diante do crescimento da malha aérea internacional acima da média nacional, a realização da primeira etapa do roadshow na América Latina se mostra estratégica”.
Ele complementa que a região é uma prioridade para o turismo pernambucano. “Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 38,63% dos turistas que desembarcaram em Pernambuco foram estrangeiros — um indicativo claro do fortalecimento do estado como destino internacional.”