A Embratur participou, nesta segunda-feira (12), da Reunião Ministerial de Turismo do Brics, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, que resultou na assinatura da “Declaração do Cerrado”. O documento marca um consenso entre os países do bloco em torno de três prioridades estratégicas: turismo sustentável e regenerativo, integração regional e estímulo ao turismo de nômades digitais.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, representou o Brasil ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino, em um encontro que reuniu delegações de China, Egito, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã, Rússia e África do Sul. A declaração aprovada presta homenagem ao bioma típico da capital federal e posiciona o turismo como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável do Sul Global.
“O Brasil, lar da Amazônia, do Pantanal e da Mata Atlântica, entende que a proteção de nossos biomas é um compromisso global. O Brasil que idealizamos para o mundo é um projeto de futuro da humanidade”, afirmou Freixo. Ele ainda reforçou que o turismo pode ser um dos principais motores de inclusão e combate às desigualdades, além de instrumento para valorizar a diversidade cultural e natural brasileira.
Um dos destaques da declaração é a inclusão do turismo de nômades digitais como uma nova fronteira de desenvolvimento. Freixo mencionou que esse perfil de viajante soma mais de 40 milhões de pessoas no mundo, e que os países do Brics têm potencial para atrair esse público, com impacto direto na geração de emprego e renda.
A Declaração do Cerrado também enfatiza o papel da cooperação multilateral no fortalecimento do setor frente aos desafios globais, como as mudanças climáticas e a instabilidade econômica. Entre as ações propostas, estão o intercâmbio de boas práticas, a criação de plataformas conjuntas e o incentivo a políticas de transição justa.
A agenda da Embratur no evento incluiu, ainda, uma reunião bilateral com o Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião, discutiu-se o potencial de crescimento do fluxo turístico entre os dois países e a importância de ampliar a conectividade aérea. O encontro contou com a presença de representantes da ONU Turismo e da Embaixada dos Emirados em Brasília.
Sob a presidência do Brasil até dezembro, o Brics mantém como lema em 2025 o fortalecimento da cooperação do Sul Global por uma governança mais inclusiva e sustentável. A próxima reunião de cúpula do grupo está marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.