BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,44
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Visite São Paulo e Abrasel destacam integração do Turismo com bares e restaurantes

Encontro exclusivo para associados discutiu segurança pública, calendário de eventos e ações para valorizar a gastronomia paulista

São Paulo (SP) – Na tarde desta quarta-feira (14), a sede da Abrasel, no bairro do Pacaembu, recebeu associados para a edição especial do EmDiaCom Bares e Restaurantes. Promovido pelo Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) e pela própria Abrasel, o encontro teve como objetivo aprofundar o diálogo entre o setor de alimentação fora do lar e o turismo, com foco na geração de oportunidades, fortalecimento da identidade regional e expansão do calendário de eventos.

A abertura ficou a cargo de Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, que destacou o papel estratégico dos bares e restaurantes na cadeia turística. “A proposta desse encontro é debater e apresentar dados, mostrar a potência que é São Paulo em termos de eventos e como cada estabelecimento pode aproveitar essa oportunidade na região onde está localizado”, afirmou. Para ele, a cidade deve ser vista como uma pizza — “dividida em pedaços, saboreada por regiões” —, e é papel do setor entender como cada parte pode contribuir com a experiência do visitante.

Em seguida, Ana Cristina Clemente, coordenadora estadual de Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, apresentou ações do governo voltadas à valorização da gastronomia como vetor turístico. Segundo ela, programas como o Sabor de São Paulo e campanhas como SP para Todos vêm incentivando a inserção de produtos e experiências locais na prateleira do turismo.

Ana destacou também a ampliação do mapeamento de produtores paulistas, que agora já envolve mais de 300 cidades do estado, com itens como azeites, cafés, vinhos e queijos artesanais. “Queremos fortalecer a identidade do que é paulista. Não é o queijo de Minas, é o queijo paulista. Não é só a cachaça, é a cachaça daqui”, reforçou. Entre os projetos apresentados, as rotas do Vinho e do Café se destacaram como cases de sucesso, com dezenas de vinícolas e fazendas já abertas à visitação e integradas a outras experiências turísticas, como hospedagens e restaurantes regionais.

O evento também abordou questões de segurança pública com a apresentação do programa Smart Sampa, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, e encerrou com a divulgação do calendário de eventos do Visite São Paulo, conduzida por Elenice Zaparoli e Kelly Oliveira. O momento final ficou por conta do tradicional networking com pizza, em clima informal e colaborativo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS