BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Latam usa IA para agilizar atendimento e reconhece 90% dos clientes já no primeiro contato

Ferramenta reduz tempo em até 20%, melhora a experiência do passageiro e antecipa próximos passos da jornada digital da companhia

A Latam acaba de dar mais um passo em sua estratégia de transformação digital com foco na experiência do consumidor. A companhia aérea anunciou que, graças ao uso de inteligência artificial (IA), passou a identificar automaticamente 90% dos clientes que entram em contato com seu contact center, por meio do número de telefone ou de outro dado previamente cadastrado, como CPF. A medida reduz em até 20% o tempo médio de atendimento e facilita o trabalho dos agentes, tornando o processo mais fluido para o passageiro.

A inovação é parte do projeto liderado por Rafael Walker, diretor de Transformação de Serviços da Latam, que visa transformar a jornada de atendimento com base em eficiência e personalização. “Esse resultado é parte de um projeto maior que temos para utilizar inovação e tecnologia a favor da experiência do cliente”, afirma Walker, ressaltando que a análise de todo o percurso do passageiro é essencial para otimizar cada ponto de contato.

Hoje, cerca de 65% das demandas dos clientes da empresa são resolvidas por meio do contact center. Antes da adoção da IA, o passageiro precisava informar manualmente seu número de reserva, prolongando o tempo de espera. Agora, esse reconhecimento acontece automaticamente em três níveis: pelo número de telefone, por um documento como o CPF, ou por qualquer outra identificação previamente registrada. Todo o processo segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com essa base, a Latam pretende avançar em novas frentes. “Queremos poder identificar não só o passageiro, mas prever suas necessidades e resolver problemas proativamente”, afirma Walker. A meta é que, nos próximos anos, 95% dos atendimentos sejam resolvidos rapidamente por canais com IA e linguagem natural, aumentando a personalização e a proatividade.

O desafio atual está nos 10% de contatos ainda não reconhecidos de forma automática. Para isso, a Latam reforça a importância de os clientes manterem suas informações atualizadas no site oficial. “Com o registro, garantimos que o cliente possa ter um atendimento mais ágil em todas as suas necessidades com a Latam”, completa o executivo.

A inovação não se limita ao contact center. Desde 2024, a Latam vem implementando o “Projeto 70/50/2”, que prevê que 70% das demandas sejam resolvidas por bots com IA e 50% de forma proativa até 2026. Um dos destaques dessa jornada é a AmelIA, assistente baseada em tecnologias como GPT-4 e DALL·E 3, desenvolvida para os 35 mil funcionários da companhia em seis países. A ferramenta foi criada para automatizar tarefas operacionais, otimizar tempo e apoiar decisões estratégicas, em homenagem à aviadora Amelia Earhart.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Argentina passa a exigir seguro de...

Decreto assinado por Javier Milei também endurece regras para obtenção de cidadania e permite cobrança de mensalidade de estrangeiros em universidades públicas

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Terremoto de magnitude 6,0 atinge região...

Autoridades gregas pedem que turistas se afastem das áreas costeiras; Samaria Gorge é temporariamente fechada

HotelDo premia agentes de viagens Top...

Cerimônia celebrou os destaques em vendas da operadora durante jantar promovido com apoio de parceiros em Maceió (AL)

Paytrack lança em primeira mão tecnologia...

Evento em São Paulo marcou a estreia do Experience Travel Edition e apresentou novidades com inteligência artificial para o mercado corporativo

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS