BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,54

Drones interrompem pousos por quase duas horas em Guarulhos

Operações foram suspensas na noite desta quarta-feira (11) em meio a diversos avistamentos na área do aeroporto de Guarulhos

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) enfrentou uma noite caótica nesta quarta-feira (11), após a presença de drones na região provocar a suspensão das operações de pouso e decolagem por quase duas horas. A interrupção teve início às 21h27, quando o voo Gol 2127, em aproximação para a pista 10R, avistou um drone próximo à rampa de pouso, na direção da Rodovia Ayrton Senna.

Segundo informações das plataformas AirNav Radar e FlightRadar24, ao menos 28 voos foram desviados até às 22h40, sendo redirecionados para aeroportos em Campinas, Curitiba, Galeão, Confins e Ribeirão Preto. Aeronaves da Gol e da Latam foram as mais afetadas.

Pouco depois, às 22h45, as decolagens também foram suspensas após novo avistamento de drone próximo às cabeceiras 28L e 28R. O voo LA3690, da Latam, que estava prestes a decolar para Londrina, teve a operação abortada.

O helicóptero Águia 12 da Polícia Militar foi acionado e chegou ao local às 22h59 para patrulhamento aéreo. Somente às 23h18 o aeroporto foi reaberto, após o Águia não detectar mais atividade suspeita. O voo Latam 8037, vindo de Santiago, foi o primeiro a pousar. O LA3690 também foi o primeiro a decolar após a retomada.

No entanto, às 23h30, novas decolagens foram novamente suspensas, desta vez após avistamentos de drones na área próxima aos hangares da American Airlines. A operação foi normalizada cerca de 10 minutos depois.

A Latam informou, em nota, que “mais de 20 voos da companhia foram impactados”, e que está prestando assistência aos passageiros conforme a Resolução 400 da Anac. “Lamentamos a situação, totalmente alheia à nossa responsabilidade, e reiteramos que a segurança dos passageiros e tripulação é prioridade”, destacou a companhia.

O incidente reacende o alerta sobre segurança aérea em grandes centros urbanos e o impacto crescente da presença indevida de drones em áreas aeroportuárias, tema que deverá ganhar ainda mais atenção por parte das autoridades reguladoras e de segurança pública.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Lançamento do Sapori Ticino reúne operadores...

Consulado da Suíça promove noite de celebração com o trade e apresenta Brasil como país convidado do festival gastronômico de 2025

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Brasil em alta na Suíça: turismo...

Fabien Clerc, diretor da Suíça para o Brasil, fala ao Brasilturis sobre o aumento de turistas brasileiros, estratégias sustentáveis e novos atrativos como o enoturismo

Após pedido dos EUA, veja destinos...

Recomendações de imunização variam entre países e exigem planejamento; febre amarela, sarampo e poliomielite lideram lista de exigências

Sea Life Florida: conheça o primeiro...

O Sea Life Florida, primeiro parque temático subaquático do mundo, foi inaugurado no Legoland Florida Resort e oferece experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS