BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Brasileiros priorizam experiências e memórias afetivas ao viajar, aponta estudo

Levantamento da Imaginadora revela mudança no perfil do turista brasileiro, que valoriza conexões e vivências mais do que souvenirs

A forma como os brasileiros se relacionam com as viagens está mudando. De acordo com a pesquisa “Um Novo Jeito de Viajar”, realizada pela Imaginadora, 65,9% dos entrevistados afirmam que o principal valor das viagens em grupo está na criação de momentos especiais ao lado de pessoas queridas. O estudo aponta que, cada vez mais, o foco está em experiências que proporcionam vínculos, e não em objetos que cabem na mala.

Para Ana Donato, sócia-diretora da Imaginadora, essa mudança de comportamento reflete uma valorização do intangível: “O que o viajante leva da viagem não cabe na mala. Cabe na memória, nos vínculos, nas histórias que ele vai contar depois”.

Segundo o levantamento, 59,1% dos brasileiros preferem viajar com a família, 48,3% com parceiros e 21,2% com amigos. Apenas 17,3% viajam sozinhos. Entre as experiências mais valorizadas estão explorar novos lugares (78,2%), vivenciar a gastronomia local (62,4%) e estar em contato com a natureza (58,7%).

O estudo destaca ainda que o roteiro ideal nem sempre passa por atrações turísticas tradicionais. Momentos simples — como um almoço à beira-rio, uma conversa durante uma trilha ou um pôr do sol compartilhado — têm maior impacto emocional e marcam os viajantes.

Essa tendência representa uma oportunidade estratégica para o trade turístico. Destinos, hotéis, operadoras e empresas do setor podem se beneficiar ao oferecer experiências personalizadas, imersões culturais e propostas que conectem o visitante com o local de forma autêntica e sensível.

“O turismo afetivo não é uma tendência passageira. Ele reflete uma mudança cultural profunda sobre como as pessoas querem viver, consumir e se relacionar com o mundo. Quem entender isso, não só fideliza seus clientes, como cria experiências que ficam — de verdade — para sempre”, conclui Ana.

O estudo ouviu 1.086 pessoas de todas as regiões do Brasil entre 26 de março e 23 de abril de 2025, incluindo homens e mulheres de 16 anos ou mais, de todas as classes sociais. Os participantes haviam viajado nos últimos 12 meses ou demonstraram intenção de viajar nos próximos 12. A coleta foi feita por meio de formulário online acessado por celular, computador ou tablet.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS