Com vocação turística diversificada, a Estância Turística de São Pedro (SP) tem intensificado ações voltadas à qualificação dos profissionais e empreendimentos do setor para ampliar a experiência de quem visita a cidade e, com isso, estimular estadias mais longas.
Localizada na Serra do Itaqueri, a cidade se destaca por seus mirantes, trilhas, cachoeiras, fazendas históricas, experiências gastronômicas, esportes de aventura e atividades ao ar livre, atrativos que vêm sendo potencializados por meio de iniciativas que fortalecem a consolidação da identidade local.
Para melhorar a oferta de serviços e proporcionar vivências mais completas aos visitantes, a Prefeitura de São Pedro, através da secretaria de Turismo e Cultura de São Pedro, tem implementado ações voltadas ao cuidado com cada etapa da experiência do turista. Um dos exemplos é a profissionalização de todo o processo do Festival de Inverno, que teve início em julho e segue até o dia 4 de agosto, reunindo música, cultura e alta gastronomia em uma programação pensada para encantar moradores e visitantes.
Neste evento, por exemplo, a prefeitura contratou uma consultoria técnica especializada para desenvolver pratos exclusivos em restaurantes da cidade, fazer atendimento individualizado aos empreendimentos participantes com orientação em boas práticas, elaboração de fichas técnicas para precificação e padronização, além da capacitação das equipes.
Com atenção à qualificação das empresas do segmento, a Secretaria de Turismo e Cultura também custeia, de forma permanente, o transporte de interessados para a realização de cursos em outras cidades. Além disso, tem promovido treinamentos periódicos para profissionais que atuam diretamente no atendimento aos turistas, como motoristas de aplicativos para que saibam, sempre que solicitados, indicar as atrações turísticas. Todas as ações têm foco na hospitalidade, para garantir uma experiência marcante a quem escolhe São Pedro como destino.
“O turismo é feito por pessoas para pessoas. E quando qualificamos quem atua na ponta, do garçom ao guia, do recepcionista ao motorista, estamos investindo diretamente na experiência do visitante. Isso se reflete na economia local, na valorização da nossa identidade e na vontade do turista de ficar mais tempo e voltar”, destaca Fábio Pontes, secretário de Turismo e Cultura.
De acordo com dados do Observatório de Turismo, cidades que oferecem experiências diferenciadas e serviços qualificados conseguem aumentar significativamente o tempo de permanência dos turistas, impactando diretamente a economia local. Cada dia adicional de permanência representa maior consumo em hospedagem, alimentação, passeios e comércio.