BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

São Pedro (SP) aposta em qualificação para fortalecer turismo local

Cidade de São Pedro investe em capacitação de profissionais e consultorias técnicas para ampliar a experiência do visitante

Com vocação turística diversificada, a Estância Turística de São Pedro (SP) tem intensificado ações voltadas à qualificação dos profissionais e empreendimentos do setor para ampliar a experiência de quem visita a cidade e, com isso, estimular estadias mais longas.

Localizada na Serra do Itaqueri, a cidade se destaca por seus mirantes, trilhas, cachoeiras, fazendas históricas, experiências gastronômicas, esportes de aventura e atividades ao ar livre, atrativos que vêm sendo potencializados por meio de iniciativas que fortalecem a consolidação da identidade local.

Para melhorar a oferta de serviços e proporcionar vivências mais completas aos visitantes, a Prefeitura de São Pedro, através da secretaria de Turismo e Cultura de São Pedro, tem implementado ações voltadas ao cuidado com cada etapa da experiência do turista. Um dos exemplos é a profissionalização de todo o processo do Festival de Inverno, que teve início em julho e segue até o dia 4 de agosto, reunindo música, cultura e alta gastronomia em uma programação pensada para encantar moradores e visitantes.

Neste evento, por exemplo, a prefeitura contratou uma consultoria técnica especializada para desenvolver pratos exclusivos em restaurantes da cidade, fazer atendimento individualizado aos empreendimentos participantes com orientação em boas práticas, elaboração de fichas técnicas para precificação e padronização, além da capacitação das equipes.

Com atenção à qualificação das empresas do segmento, a Secretaria de Turismo e Cultura também custeia, de forma permanente, o transporte de interessados para a realização de cursos em outras cidades. Além disso, tem promovido treinamentos periódicos para profissionais que atuam diretamente no atendimento aos turistas, como motoristas de aplicativos para que saibam, sempre que solicitados, indicar as atrações turísticas. Todas as ações têm foco na hospitalidade, para garantir uma experiência marcante a quem escolhe São Pedro como destino.

“O turismo é feito por pessoas para pessoas. E quando qualificamos quem atua na ponta, do garçom ao guia, do recepcionista ao motorista, estamos investindo diretamente na experiência do visitante. Isso se reflete na economia local, na valorização da nossa identidade e na vontade do turista de ficar mais tempo e voltar”, destaca Fábio Pontes, secretário de Turismo e Cultura.

De acordo com dados do Observatório de Turismo, cidades que oferecem experiências diferenciadas e serviços qualificados conseguem aumentar significativamente o tempo de permanência dos turistas, impactando diretamente a economia local. Cada dia adicional de permanência representa maior consumo em hospedagem, alimentação, passeios e comércio.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Alerta de tsunami afeta acesso ao...

Fechamento da Costa Verde complica mobilidade na capital peruana; passageiros devem buscar rotas alternativas

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Terremoto de magnitude 8.8 atinge Kamchatka...

Destinos turísticos foram evacuados após tremor no Pacífico; impacto varia conforme a infraestrutura e confiança em sistemas de alerta

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS