BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Itajaí dribla retração nacional e aposta em turismo náutico com novo píer e 31 escalas

Mesmo com retração nacional prevista de quase 20%, cidade catarinense reforça investimentos e planeja novo píer exclusivo e o maior shopping náutico do país

A próxima temporada de cruzeiros no Brasil, que ocorre entre novembro e abril, será marcada por um cenário de retração. De acordo com dados da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro (Clia), o número de cruzeiristas deve cair quase 20%, passando de 838 mil para 674 mil passageiros. A redução da oferta de navios deve também impactar os preços dos pacotes, que tendem a ficar mais altos.

Apesar desse contexto, Itajaí (SC) segue na contramão da tendência nacional. O município se consolida como o principal porto de embarque da região Sul e já projeta uma nova fase de crescimento. Além de investimentos públicos e privados, a cidade aposta em infraestrutura moderna e diversificação de atrativos turísticos para se firmar como referência no turismo náutico.

A principal novidade é a construção de um píer exclusivo para cruzeiros, com investimento estimado em R$ 300 milhões, financiado pelo Governo Federal. A entrega está prevista para 2026, como parte de um pacote de R$ 600 milhões destinados à modernização do Porto de Itajaí. A nova estrutura deve ampliar a capacidade de atracação e consolidar a cidade entre os principais destinos náuticos do país. Para esta temporada, já estão confirmadas 31 escalas de quatro navios diferentes, reforçando a posição estratégica do destino.

Localização estratégica e potencial de crescimento

Segundo Marco Ferraz, presidente da Clia América do Sul, a localização geográfica de Itajaí é um dos fatores determinantes para seu sucesso no setor. “Cerca de 2 mil pessoas embarcam semanalmente em cruzeiros na cidade. Santa Catarina está em um ponto privilegiado entre Santos (SP) e a Argentina, o que cria grande potencial para que Itajaí se torne uma das principais rotas do país. Ainda falta infraestrutura, mas o novo píer de 350 metros é o início de uma mudança neste cenário. É um projeto bem localizado, que não interfere nas operações do porto e traz benefícios tanto para o setor quanto para o hóspede. No momento em que estiver pronto, Itajaí passará a ocupar um lugar de ainda mais destaque no turismo de cruzeiros”, afirmou.

Novo shopping náutico e impacto econômico

Além do novo píer, Itajaí receberá outro investimento de peso: o Boulevard Marina Itajaí, que promete ser o maior shopping náutico do Brasil. Com investimento inicial de R$ 100 milhões da ABecker, o empreendimento terá 38 mil metros quadrados e ficará ao lado do terminal de cruzeiros, integrando comércio, lazer e gastronomia.

O complexo reunirá 120 operações, incluindo um supermercado premium da rede SuperKoch, uma academia com vista para o mar e 15 opções gastronômicas, quatro delas com vista panorâmica para a marina. A inauguração está prevista para o verão de 2026/2027.

“O Boulevard Marina Itajaí vem para suprir uma lacuna importante para os turistas que desembarcam na cidade com tempo limitado para explorar. Muitas vezes, esses visitantes não encontram opções próximas ao porto e acabam permanecendo apenas nas imediações por conta do horário de retorno ao navio. Nossa proposta é justamente oferecer a eles um espaço completo, com lazer, gastronomia e compras, sem precisar se deslocar para longe. Esse movimento tem um impacto econômico direto, pois cada cruzeirista gera, em média, R$ 900 nas cidades de embarque e desembarque. Ao lado do terminal, o shopping vai potencializar esse retorno, fortalecer a economia local e posicionar Itajaí como referência no turismo de cruzeiros”, afirmou Anderson Becker, CEO da ABecker.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS