Pernambuco terá nove voos semanais para Montevidéu na alta temporada

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Pernambuco ganhará uma nova conexão internacional a partir de 7 de janeiro de 2027, com o início dos voos diretos da JetSmart entre Recife e Montevidéu. A companhia anuncia nesta terça-feira (15), em conjunto com o Governo de Pernambuco, a operação diária durante a alta temporada, prevista até o fim de março.

A entrada da companhia ampliará de duas para nove as frequências semanais entre Recife e a capital uruguaia no período. Além da nova operação, o mercado já conta com duas ligações regulares por semana.

A rota também representa uma expansão da presença da JetSmart em Pernambuco. A aérea já conecta Recife a Buenos Aires e, com Montevidéu, passa a atender diretamente dois mercados sul-americanos a partir da capital pernambucana.

Uruguai é terceiro mercado emissor para Pernambuco

A ampliação ocorre em um momento de crescimento do fluxo proveniente do Uruguai. Dados do Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da Empetur apontam o país como o terceiro principal mercado emissor internacional para Pernambuco.

Entre janeiro e julho de 2026, a chegada de turistas uruguaios cresceu 21,78% em relação ao mesmo período de 2025. Argentina e Portugal aparecem à frente no ranking de mercados emissores internacionais para o Estado.

A nova operação integra o REConecta, política estadual criada em 2024 para incentivar a atração de rotas e ampliar a conectividade aérea de Pernambuco.

“Saímos de três rotas internacionais diretas, em 2023, para 13 hoje, com mais de 50 frequências semanais. A chegada da JetSmart em Montevidéu se soma a esse movimento e mostra que o mercado reconhece o potencial do nosso destino”, afirma Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

Fluxo internacional no Recife cresce 40%

A expansão da malha acompanha o crescimento do movimento internacional no Aeroporto Internacional do Recife. Entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 349 mil passageiros em voos internacionais, alta de 40,18% frente ao mesmo intervalo de 2025.

Os estrangeiros passaram a representar 46,18% das entradas internacionais pelo terminal, ante 34,82% no ano anterior. Entre os mercados trabalhados pelo Estado estão Argentina e Uruguai, com ações de promoção, capacitação de agentes de viagens e relacionamento com operadoras e companhias aéreas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA 2026

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS