A Tap Air Portugal, em parceria com a LGBT+ Turismo Expo e o Turismo do Porto e Norte de Portugal, promoveu uma famtrip exclusiva para agentes de viagens brasileiros, como reconhecimento aos destaques da campanha de vendas realizada durante a edição 2024 do LGBT+ Turismo Expo. A ação teve como foco proporcionar uma vivência completa nas regiões Norte e Centro do país, com destaque para experiências culturais, gastronômicas e históricas.
As agências participantes da ação foram Uau Turismo, Yag Travel, Magg Pride e LGBT+ Turismo Expo. Durante a primeira etapa do roteiro, no Norte de Portugal, o grupo passou por destinos emblemáticos como Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Douro e Vila Nova de Foz Côa.
A experiência teve início com uma refeição tradicional de frutos do mar em Matosinhos e seguiu com um Sunset Party Boat no Rio Douro, animado por DJ a bordo e coquetéis como o clássico Porto Tónico. No dia seguinte, os convidados exploraram o centro histórico do Porto, com paradas na Livraria Lello, Torre dos Clérigos, Estação São Bento e Mercado do Bolhão.
Em Vila Nova de Gaia, o grupo conheceu as caves da Cockburn’s, com degustação de vinho do Porto harmonizado com chocolate, além de visitar o Wow – World of Wine, novo polo cultural da cidade. O roteiro ainda passou por Braga e Guimarães, esta última considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, e tida como o berço da nacionalidade portuguesa. Na região do Douro, a programação incluiu visitas a vinícolas e ao Museu do Côa, com direito a passeio pelo núcleo de arte rupestre de Penascosa.
A segunda parte da famtrip seguiu para o Centro de Portugal, começando por Viseu, com visita à Praça da Catedral e ao Museu Nacional Grão Vasco. O grupo ainda conheceu a vila de Santar e a vinícola da Quinta da Taboadella, incluindo a Casa Villae. Em Aveiro, conhecida como a “Veneza Portuguesa”, os agentes exploraram canais, passearam por Costa Nova e encerraram a viagem no complexo Vista Alegre, com visita à fábrica de porcelanas, museu, teatro, igreja e loja.
A ação buscou não apenas estreitar os laços comerciais entre Brasil e Portugal, mas também valorizar e impulsionar o turismo LGBT+, promovendo destinos autênticos e experiências inclusivas. Ao oferecer um roteiro diversificado, a famtrip também reforçou o compromisso das entidades envolvidas em estimular novos negócios com foco em nichos estratégicos e sustentáveis.