A eleição do novo papa, que terá início nesta quarta-feira (7), marca um momento raro na história da Igreja Católica e impacta diretamente o turismo em Roma e no Vaticano. A expectativa pela escolha do sucessor de Francisco, falecido em 21 de abril, tem atraído milhares de visitantes à capital italiana.
Desde o funeral de Francisco, turistas e fiéis lotam a Basílica de São Pedro, com filas que avançam pela madrugada. A movimentação provocou alterações no funcionamento de atrações turísticas e impactou preços de voos e hospedagens.
A Capela Sistina, onde ocorrerá o conclave em sigilo absoluto, foi fechada para visitação e deve permanecer inacessível até meados de maio. Embora os Museus do Vaticano continuem abertos, passeios pela Necrópole da Via Triumphalis e pelos Jardins Vaticanos estão suspensos por questões de segurança.
De acordo com a operadora Through Eternity Tours, bilhetes comprados para o museu, inclusive os que incluem a Capela Sistina, não são reembolsáveis. Quem adquiriu ingressos por agências deve entrar em contato diretamente com o fornecedor para verificar possíveis remarcações.
Quem pretende ver a famosa fumaça branca – sinal da escolha do novo pontífice – deve se dirigir à Praça de São Pedro ou aos arredores. A fumaça preta indica votações inconclusivas. As emissões costumam ocorrer ao meio-dia e às 19h, podendo acontecer também às 10h30 ou 17h30.
Alternativas de onde observar incluem a Via della Conciliazione, a Piazza Pio XII, o terraço do Castel Sant’Angelo e até rooftops de hotéis e cafés da região.
A Basílica de Santa Maria Maior, onde Francisco foi sepultado, também tem recebido grande fluxo de visitantes. Para acessar locais sagrados como a Basílica de São Pedro, é necessário respeitar o código de vestimenta: ombros e joelhos cobertos, sem saias curtas, regatas ou chinelos.
A celebração do Ano Jubilar de 2025 já havia elevado o número de turistas na cidade, e com o conclave, voos e hospedagens em Roma estão com preços mais altos. “Definitivamente veremos um aumento nas tarifas aéreas para Roma e para a Itália nas próximas semanas”, declarou Angus Kidman, especialista em viagens, ao site australiano News.com.au.