BRL - Moeda brasileira
EUR
6,43
USD
5,46

Visitação durante o conclave: o que esperar em Roma nos próximos dias

Atrações fechadas, aumento nos preços e onde ver a fumaça branca da eleição papal são destaques durante o período

A eleição do novo papa, que terá início nesta quarta-feira (7), marca um momento raro na história da Igreja Católica e impacta diretamente o turismo em Roma e no Vaticano. A expectativa pela escolha do sucessor de Francisco, falecido em 21 de abril, tem atraído milhares de visitantes à capital italiana.

Desde o funeral de Francisco, turistas e fiéis lotam a Basílica de São Pedro, com filas que avançam pela madrugada. A movimentação provocou alterações no funcionamento de atrações turísticas e impactou preços de voos e hospedagens.

A Capela Sistina, onde ocorrerá o conclave em sigilo absoluto, foi fechada para visitação e deve permanecer inacessível até meados de maio. Embora os Museus do Vaticano continuem abertos, passeios pela Necrópole da Via Triumphalis e pelos Jardins Vaticanos estão suspensos por questões de segurança.

De acordo com a operadora Through Eternity Tours, bilhetes comprados para o museu, inclusive os que incluem a Capela Sistina, não são reembolsáveis. Quem adquiriu ingressos por agências deve entrar em contato diretamente com o fornecedor para verificar possíveis remarcações.

Quem pretende ver a famosa fumaça branca – sinal da escolha do novo pontífice – deve se dirigir à Praça de São Pedro ou aos arredores. A fumaça preta indica votações inconclusivas. As emissões costumam ocorrer ao meio-dia e às 19h, podendo acontecer também às 10h30 ou 17h30.

Alternativas de onde observar incluem a Via della Conciliazione, a Piazza Pio XII, o terraço do Castel Sant’Angelo e até rooftops de hotéis e cafés da região.

A Basílica de Santa Maria Maior, onde Francisco foi sepultado, também tem recebido grande fluxo de visitantes. Para acessar locais sagrados como a Basílica de São Pedro, é necessário respeitar o código de vestimenta: ombros e joelhos cobertos, sem saias curtas, regatas ou chinelos.

A celebração do Ano Jubilar de 2025 já havia elevado o número de turistas na cidade, e com o conclave, voos e hospedagens em Roma estão com preços mais altos. “Definitivamente veremos um aumento nas tarifas aéreas para Roma e para a Itália nas próximas semanas”, declarou Angus Kidman, especialista em viagens, ao site australiano News.com.au.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS