O Ministério do Turismo abriu oficialmente a temporada das festas juninas no Brasil com o lançamento da campanha “Conheça o Brasil: Junino”. A ação foi apresentada durante evento realizado no estacionamento da sede do órgão, na Esplanada dos Ministérios, e contou com presença de autoridades, gestores municipais e o público geral.
Com o objetivo de valorizar as tradições regionais e impulsionar o turismo interno, a iniciativa marca o início das celebrações de São João em diversas regiões do país. “As festas juninas representam a alma do povo brasileiro, especialmente do Nordeste. Com o ‘Conheça o Brasil: Junino’, queremos valorizar essa tradição e movimentar o turismo em todas as regiões do país”, declarou Celso Sabino, ministro do Turismo, durante a cerimônia.
As festividades de São João têm ganhado destaque no calendário turístico nacional, especialmente pelo impacto na movimentação de viajantes e geração de renda local. A edição deste ano do São João de Campina Grande (PB), por exemplo, prevê a participação de mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo de 38 dias de programação. Já o São João de Caruaru (PE), tradicional na região, espera atrair 3,5 milhões de visitantes durante os 72 dias de celebrações.
O evento de lançamento, transformado em um arraial, contou com nove barracas de comidas típicas representando os estados nordestinos, além de apresentações de quadrilhas e atrações culturais. O público acompanhou shows de Nena Queiroga, Paulin Vaqueiro, Nego Rainer e Nilson Freire. Quadrilhas como Si Bobiá a Gente Pimba e Sanfona Lascada, além do grupo cultural Pé de Cerrado, também integraram a programação.
Durante a festa, foi anunciada a edição de 2025 do Maior São João do Cerrado, tradicional evento do Distrito Federal. A programação, segundo os organizadores, será ampliada este ano com mais atrações e ações voltadas à promoção da cultura nordestina.
Para ampliar a visibilidade das festas juninas em nível nacional, o Ministério do Turismo firmou parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC)