BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Viagens de ônibus para a Argentina caem 80% em 2024 por efeito cambial

As viagens de ônibus do Brasil para a Argentina despencaram 80% em 2024, totalizando apenas 4,2 mil passageiros transportados ao longo do ano, ante 20,2 mil em 2023. Os dados são do Anuário Estatístico TRIIP, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e revelam um forte impacto das mudanças na política cambial argentina, que tornaram o destino menos atrativo para brasileiros.

A retração coloca a Argentina, que liderava o ranking de destinos rodoviários internacionais em 2023, agora na terceira posição. O Uruguai assumiu a dianteira, com 22,5 mil passageiros recebidos, seguido pela Bolívia, com 20 mil. No total, 51,3 mil passageiros utilizaram o transporte terrestre internacional no último ano.

A média de brasileiros viajando de ônibus para a Argentina nos três anos anteriores era de cerca de 12 mil, atrás apenas da Bolívia e em empate com o Paraguai. Com o novo cenário cambial, a valorização do peso argentino encareceu significativamente os custos para quem gasta em real — provocando um esfriamento na demanda, não apenas por ônibus. Alem disso, vale reforçar que a Argentina agora exige seguro-saúde para turistas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), o fluxo total de brasileiros na Argentina também caiu 42,8% somente em fevereiro de 2025, atingindo 57,3 mil turistas. Por outro lado, os argentinos aumentaram expressivamente sua presença no Brasil: 703,6 mil visitaram o país no mesmo mês, alta de 96,9% em relação a fevereiro de 2024.

A ANTT ressalta que os dados podem ser ainda maiores, já que empresas de transporte internacionais com sede fora do Brasil não têm obrigação de informar toda a demanda à agência.

O atual panorama reforça o efeito da política monetária argentina sobre o turismo regional: enquanto os brasileiros enfrentam um cenário menos vantajoso para viagens ao país vizinho, os argentinos veem no Brasil uma alternativa econômica mais atraente para consumo e lazer.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Barretos inaugura Praia do Peão e...

Com Day Use, praia artificial e R$ 12 milhões em investimentos, cidade amplia oferta turística com foco em natureza e experiências

W Premium abrirá sala VIP no...

Espaço ficará na praça de alimentação e reforça a presença do W Premium Group em um dos aeroportos mais movimentados do Paraná

Salão Nacional do Turismo começa em...

Visitantes poderão conhecer sabores, artesanato e iniciativas sustentáveis de todo o Brasil no Salão Nacional do Turismo

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS