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Aerolí­neas Argentinas volta a conectar Buenos Aires e Roma

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Em ritmo positivo de retornar com conexões internacionais à Argentina, a Aerolíneas Argentinas anunciou a volta do voo entre Buenos Aires e Roma. A ação é fruto do reaquecimento do mercado e tratativas da aérea em conjunto com o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur).

De acordo com Ricardo Sosa, secretário executivo do Inprotur, a Itália sempre foi um emissor importante de turistas à Argentina. No pré-pandemia, por exemplo, ele cita que o país representava o terceiro mercado europeu mais importante para o receptivo portenho.

“Desde novembro do ano passado, quando reabrimos as fronteiras para todo o mundo, aproximadamente 20 mil italianos já visitaram a Argentina. Isso demonstra o quanto este mercado é importante e, por isso, valorizamos a iniciativa da Aerolíneas Argentinas de reincorporar a conexão aérea entre Roma e Buenos Aires”, destaca.

O voo sai da capital italiana às segundas, quartas e sextas às 19h15. Vale lembrar que a companhia argentina já havia recuperado o voo de Madri a Buenos Aires. No Brasil, a aérea conecta, além da capital argentina, São Paulo a Bariloche.

“A volta das conexões com a Itália é fundamental para o mundo dos negócios e crucial para o turismo”, afirma Roberto Carlés, embaixador da Argentina na Itália.

O encontro que oficializou a frequência aconteceu com cerca de 50 operadores de turismos de Roma, além de Carlés e Sosa, acompanhados de Fabián Lombardo, diretor comercial da Aerolíneas Argentinas.

Rio de Janeiro tem ocupação de 78% para o segundo Carnaval de 2022

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Nesta terça-feira (19), ABIH-RJ e HotéisRio divulgaram a segunda prévia da pesquisa de ocupação para o segundo Carnaval de 2022, de 21 a 24 de abril, que também inclui o feriado de Tiradentes (21) e o de São Jorge (23).

Segundo o levantamento, até o momento a rede hoteleira do município do Rio de Janeiro registra uma média de 78% dos quartos reservados para o período. Barra da Tijuca/São Conrado ocupam a primeira posição, com 80,60%, com Ipanema/Leblon em segundo com 79,29% e Leme/Copacabana em terceiro (77,64%). Depois vêm Flamengo/Botafogo (72,09%) e Centro (71,28%).

No interior a média é ainda melhor, com 90,26% de quartos reservados. A Costa do Sol abre a lista com Arraial do Cabo (96,80%), Cabo Frio (93,50%) e Armação dos Búzios (93,40%). Paraty, na Costa Verde, tem 92%; logo depois, um empate entre Itatiaia/ Penedo, nas Agulhas Negras, e Macaé, na Costa do Sol, com 91,50%.

Logo depois aparece Miguel Pereira (91,40%), no Vale do Café, e Teresópolis (91%), na Serra Verde Imperial, seguidos de Angra dos Reis (90%), na Costa Verde. Vassouras e Valença/Conservatória, no Vale do Café, registram 88,70% e 88,10%, respectivamente, Rio das Ostras, na Costa do Sol, 87,20% e Petrópolis, na Serra Verde Imperial, 80,20%.

Esse será um Carnaval com muitos turistas domésticos, que respondem por 86% das reservas. A maior parte vem de São Paulo, seguido por Minas Gerais; em terceiro estão os turistas do próprio Rio de Janeiro, com os capixabas na quarta posição. Casais e famílias predominam, seguidos por visitantes sozinhos e grupos. Entre as faixas etárias, o primeiro lugar fica com as pessoas entre 31 a 40 anos, seguidos pelos de 41 a 50, 51 a 60 e 21 a 30.

No entanto, já é possível observar um retorno gradual dos turistas estrangeiros, que representam 14% dos hóspedes. A maior parte tem origem nos Estados Unidos, seguidos de Argentina, Chile e Colômbia. São predominantemente casais, seguidos de visitantes individuais, famílias e grupos. A faixa etária de 41 a 50 anos fica em primeiro lugar, seguida da faixa de 31 a 40 anos e, depois, de 21 a 30 e de 51 a 60.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio, ressalta que o Carnaval é o maior evento do Rio de Janeiro – dados da Riotur mostram que, em 2020, a festa foi prestigiada por 2,1 milhões de turistas, que movimentaram cerca de R$ 4 bilhões na economia carioca.

“Por isso acreditamos que os números de ocupação vão aumentar ainda mais. Nossa expectativa é de que, até o dia do início do Carnaval, chegue a 85%. Após dois anos sem desfiles e blocos, o público quer voltar a desfrutar dos encantos da Cidade Maravilhosa”, comenta Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio.

Sávio Neves, secretário de Estado de Turismo, destaca a consolidação dos destinos do Rio de Janeiro, ao longo da retomada das atividades.

Saímos de um feriado da Semana Santa com números excelentes e mantivemos o nível no Carnaval. Fora todo o simbolismo da volta desta festa, que é o maior espetáculo do mundo, os números representam que estamos trilhando o caminho certo para a retomada total das atividades, tendo o turismo como a locomotiva que irá gerar desenvolvimento econômico e social para o nosso estado”, conclui o secretário.

Latam aumenta tempo de votação do Plano de Reorganização nos EUA

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O Grupo Latam, bem como suas afiliadas no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Estados Unidos, conseguiu outra prorrogação do prazo de votação do Plano de Reorganização com o Tribunal nos Estados Unidos. Em específico, o processo estendido foi o da solicitação de votos (Período de Solicitação) do plano de recuperação judicial (Chapter 11) no país.

A medida, de acordo com o grupo, é válida para os títulos emitidos no Chile e registrados nos Registros de Valores Mobiliários nºs 862 e 921 entre 2017 e 2018, respectivamente, até 6 de maio de 2022.

A modificação responde aos processos internos e tempos de votação exigidos pelos detentores de títulos locais. Exceto por essa prorrogação mencionada, permanece em vigor o prazo de 2 de maio de 2022 estabelecido pela corte estadunidense para o processo de solicitação de votos.

Em março passado, a Latam já obteve a confirmação de sua Declaração de Divulgação pelo Tribunal nos Estados Unidos. Na resolução, ficou estabelecido que as informações fornecidas pelo Grupo Latam ao processo foram suficientes para iniciar a votação do plano de reorganização, apresentado ao tribunal norte-americano em 26 de novembro de 2021.

WTM Latin America 2022 apresenta números oficiais

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A maior edição de todos os tempos. Assim foi a WTM Latin America 2022, feira de B2B de viagens da região, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Os números oficiais, divulgados nesta terça-feira (19), comprovam a relevância do encontro para a indústria latino-americana de turismo. A programação técnica e a oportunidade de fazer networking e fechar negócios com relevantes players da indústria mundial atraíram 20 mil profissionais de viagens entre 5,6 e 7 de abril.

Excluindo os profissionais das 565 empresas expositoras que representaram mais de 40 países, o número chegou a 15.204 de visitantes, aumento de 10% na comparação com os 13.823 visitantes de 2019.

“A edição de 2022 se consagrou como uma das maiores e mais importantes da história do evento, o que também reforça sinais de um futuro positivo para o turismo com a perspectiva de retomada de contatos e fechamento de novos negócios”, celebra Simon Mayle, diretor da WTM Latin America.

Outra conquista importante foi a grande adesão à plataforma de agendamento, que registrou a marcação antecipada de mais de 6 mil reuniões no decorrer dos três dias de evento, bem como a qualificação dos encontros face to face durante o evento.

Na média total, as reuniões avaliadas conquistaram 4,3 (de um total de 5) estrelas, índice comemorado por Mayle. “A pontuação é dada pelos participantes das reuniões, levando em consideração a qualidade do encontro e a probabilidade de fechamento de negócios”, acrescenta o executivo.

A oferta de conhecimento foi outro apelo importante do evento. Durante os três dias, a grade de programação proposta nas áreas temáticas – Diversidade & Inclusão, Turismo Responsável, Travel Tech e Networking Area – destacou temas relevantes e tendências em 55 atividades paralelas, entre palestras com grandes nomes da indústria, rodadas de negócios e capacitações com agentes de viagem e hosted buyers.

Para Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da USP, a criação de um comitê e de um espaço dedicado à Diversidade e Inclusão sinalizam uma ousadia que é característica da WTM Latin America, além de um alinhamento às tendências. “Pautamos temas que incomodam as pessoas e fazem com que elas pensem. Ao divulgar um Manifesto e oferecer um espaço de debate tão privilegiado, a gente planta uma semente com a meta de naturalizar esses assuntos”, pontua a curadora do evento para o teatro de Diversidade & Inclusão.

Gol e Turkish Airlines firmam acordos de codeshare e fidelidade

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Gol Smiles
(foto: divulgação)

A Gol e a Turkish Airlines oficializaram, nesta quarta-feira (20), um acordo de Codeshare e Frequent Flyer Partnership (FFP), ou Passageiro Frequente. Com isso, passageiros da aérea turca podem se conectar com destinos brasileiros a partir da África, Ásia, Extremo Oriente e Oriente Médio. Atualmente, são sete voos diários da Turkish para o aeroporto de Guarulhos (SP).

Com o acordo de codeshare, os passageiros da Turkish podem também comprar diretamente nos canais de vendas da mesma bilhetes para voos operados pela Gol no Brasil.

As duas companhias também cooperam para que clientes do programa de fidelidade da Gol, Smiles, e Miles&Smiles, da Turkish, tenham acesso a benefícios de acúmulo e resgate em ambas as companhias aéreas. No início, benefícios de resgate serão desbloqueados e, em seguida, os benefícios de acúmulo.

“Esta será mais uma excelente oportunidade para o mundo conhecer as belezas do Brasil, por meio de conexões com a Turkish Airlines, a partir de Guarulhos, para mais de 60 destinos da Gol espalhados por todas as regiões do país”, afirma Paulo Kakinoff, presidente da Gol.

Ambos acordos entre as aéreas ainda passagem pela avaliação das autoridades brasileiros competentes. Caso aceita, o objetivo é de expandir a parceria para destinos internacionais aos quais a Gol voa.

Hotéis Xcaret mantém afinidade e investimentos no mercado brasileiro

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Durante a WTM Latin America, a Hotéis Xcaret concluiu uma agenda repleta de reuniões com as principais operadoras turísticas, linhas aéreas e agências especializadas em turismo de luxo e arte do Brasil. Sakari Malinen e Gustavo Colin, diretores de Vendas responsáveis pelo mercado internacional, também realizaram um encontro com agências especializadas em luxo e cultura no restaurante mexicano Metzi.

Hotéis Xcaret
Equipe da Hotéis Xcaret com operadores e agentes de viagem durante encontro no restaurante mexicano Metzi. (Foto – Divulgação)

Agora, afirma a empresa, as maiores prioridades e desafios a serem focados pelos Hotéis Xcaret incluem a capacitação de agentes de viagens, para que possam distinguir cada uma das três propriedades, além de compreender o conceito do pacote All Fun Inclusive. Uma das novidades apresentadas durante a feira para o trade foi o programa de incentivos “Xcaret Rewards”, que premia agentes de viagem a partir de 3 quartos/noite vendidos em qualquer uma das unidades.

“A Hotéis Xcaret tem interesse em continuar investindo no mercado brasileiro, participando ativamente de feiras e eventos dirigidos ao turismo de luxo, romance, negócios e lazer, realizando também campanhas de vendas, incentivos e mais fam-trips”, conclui a empresa em comunicado. 

Air France Act: programa de sustentabilidade visa redução de carbonos

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Foi anunciado na quarta-feira (13) que a Air France iria lançar o seu programa “Air France Act”, como forma de auxiliar a indústria de aviação a colaborar nas metas globais do Acordo de Paris para evitar que o aquecimento global atinja +2ºC.

Dentre os principais pilares do programa, estão a redução de emissões diretas geradas por operações da Air France; reduzir emissões indiretas, geradas pelas atividades da empresa; e, por fim, apoiar projetos de descarbonização, ou seja, absorção do CO² acumulado na atmosfera.


+ Leia também: United Airlines financia empresa para desenvolver combustível sustentável


  • Renovação da frota com aeronaves de última geração – os modelos Airbus A220 e A350 são mais eficientes em termos de combustível, emitindo até 25% menos CO2 com emissão de ruídos reduzida em cerca de 33%. Até 2030, essas aeronaves representarão 70% da frota da Air France, em comparação com 7% atualmente, graças a uma política de investimento de um bilhão de euros por ano até 2025.
  • Aumento do uso de combustível de aviação sustentável (SAF), que reduzirá as emissões de CO² em 80% em média ao longo do ciclo de vida do combustível e não criará concorrência com a produção de alimentos. Desde 2022 e de acordo com os regulamentos franceses, a Air France vem incorporando o equivalente a 1% de combustível de aviação sustentável em todos os seus voos com partida da França. Até 2030, a empresa pretende incorporar pelo menos 10% de SAF em todos os seus voos e 63% em 2050.
  • Técnicas de ‘ecopilotagem‘: taxiamento usando apenas um dos motores sempre que possível, trajetórias de voo otimizadas com inteligência artificial, descida contínua em cooperação com as autoridades de controle de tráfego aéreo, dentre outras iniciativas viabilizadas pelos esforços das tripulações da Air France treinadas nessas práticas, reduzindo então as emissões de CO² em média de 2 a 3% ao longo do ano.
  • Introdução de uma oferta de restauração mais responsável, para reduzir a pegada de carbono. A bordo dos voos e nos lounges, a Air France privilegia sempre que possível os produtos locais e sazonais, oferecendo aos clientes pratos antes do voo na cabine Business de longo curso, como parte de seu compromisso ativo com a redução do desperdício de alimentos. Além disso, até o final de 2022, a Air France pretende eliminar 90% dos plásticos descartáveis ​​em relação a 2018, depois de ter substituído em 2019 copos, talheres e agitadores de plástico por alternativas sustentáveis.
  • Desenvolver o transporte intermodal, oferecendo alternativas de transporte de baixo carbono para viagens de curta distância, dentro da parceria entre a Air France e a Société Nationale des Chemins de fer Français (SNCF).

Com o Air France Act, a companhia almeja, até 2030, reduzir em 30% as emissões de gás carbônico por passageiro/km em comparação com 2019, o que corresponde a uma redução de 12% da companhia, em termos absolutos. Entre 2005 e 2019, a redução conquistada foi de 6%.

A Air France reitera que, ao seguir sua atual trajetória (incluindo com investimentos derivados do programa), deverá atingir suas metas e, até 2050, conquistar um estado de emissões líquidas zero de dióxido de carbono. Para isso, investe em cinco frontes:

MSC Cruzeiros indica Grandiosa para itinerários nos Fiordes Noruegueses

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A MSC Cruzeiros anunciou que o MSC Grandiosa, acompanhado do MSC Preziosa e do MSC Poesia, será dedicado aos Fiordes Noruegueses até setembro de 2022, oferecendo itinerários de sete noites dedicados à região.

O Grandiosa navega partindo de Kiel, na Alemanha, com escalas na capital de Dinamarca, Copenhague, seguindo então para a Noruega com escalas na vila Hellesylt, experimentando também o esplendor de Sunnylvsfjord, passando para Aurlandsfjord e finalizando a caminho da cidade portuária Alesund e da deslumbrante vila de Flaam.

A empresa reitera que, com o cancelamento das escalas para São Petesburgo, na Rússia, o MSC Grandiosa ficará completamente dedicado à região dos Fiordes, enquanto o Poesia e Preziosa farão escalas nos Bálticos, substituindo o destino por outros portos da região como Estocolmo, Visby (Suécia) e Talín (Estônia).

Os hóspedes que reservaram um dos itinerários anteriores do MSC Grandiosa nos Bálticos, mas que ainda desejam experimentar um cruzeiro na região, podem optar por partidas com um dos itinerários do MSC Poesia ou do MSC Preziosa em 2022:

  • MSC Poesia: com embarques entre 14 de maio e 21 de setembro, o navio realizará itinerários de 7 e 11 noites de Warnemunde, na Alemanha, visitando destinos como Riga, na Letônia, Helsinque, na Finlândia, Estocolmo, na Suécia, Talín, na Estônia, Copenhague, na Dinamarca, Kristiansand e Oslo, na Noruega, entre outros.
  • MSC Preziosa: com embarques entre 1º de maio e 21 de setembro, o navio realizará itinerários de 7 a 12 noites partindo de Kiel, na Alemanha, visitando destinos como Talín, na Estônia, Helsinque, na Finlândia, Estocolmo, na Suécia, Bergen, Kristiansand e Stavanger, na Noruega, entre outros.

Outros cruzeiros pelos Fiordes Noruegueses em 2022:

  • MSC Magnifica: itinerários de 10 a 14 noites partindo de Hamburgo, na Alemanha, com escalas em destinos como Kristiansand, Narvik, Longyearbyen, Honningsvag, Nordfjordeid, Molde Fjord, Maloy, todos na Noruega, entre outros, de 27 de abril a 21 de agosto.
  • MSC Virtuosa: o navio oferecerá itinerários de 7 e 12 noites, com embarques em Southampton, no Reino Unido, e escalas em destinos como Haugesund, Flaam, Olden, Maloy, Nordfjordeid e Molde Fjord, na Noruega, entre outros, de 13 de maio a 03 de setembro.
  • Além disso, o MSC Virtuosa oferecerá três cruzeiros mais longos de 12 e 14 noites, partindo de Southampton, Reino Unido, rumo a destinos como Oslo, na Noruega, Copenhague, na Dinamarca, Talín, na Estônia, Helsinque, na Finlândia, e Visby, na Noruega, e Skagen, na Dinamarca, em 11 de junho, 16 de julho e 24 de setembro.

EUA planejam campanha de marketing para atrair visitantes internacionais

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Em termos de viagens, os Estados Unidos se saíram melhor do que a maioria dos países durante a pandemia devido à força de seu mercado doméstico.

Mas com as fronteiras totalmente abertas para a primeira temporada de primavera e verão desde 2019, os EUA agora buscam recuperar sua parcela de viajantes internacionais, considerados o maior prêmio do turismo por sua tendência a ficar mais tempo e gastar mais.

À medida que os destinos nos EUA reabrem os pontos turísticos turísticos e lançam novas campanhas de marketing para atrair essas chegadas internacionais, o país como um todo recebeu um grande impulso em meados de março, quando o presidente Biden assinou o projeto de lei de gastos que incluía o Restoring Brand USA Act, que alocou US$ 250 milhões em financiamento para a Brand USA, o braço de marketing de turismo do país.

Ao agradecer ao Congresso, a Brand USA disse que o segmento de visitantes internacionais é a parte mais lucrativa das viagens e também tem sido a que mais demora a voltar aos níveis pré-pandemia.

“O financiamento permitirá que a Brand USA e nossos parceiros restaurem a confiança dos viajantes, estimulem a demanda e acelerem o retorno da visitação e gastos internacionais”, afirmou. “Acolher o mundo de volta se traduzirá diretamente em crescimento econômico, empregos de qualidade e receitas fiscais em comunidades em toda a nossa grande nação.”

Trabalhando com operadores e influenciadores

Para fazer isso, a Brand USA mudou sua abordagem.

Chris Thompson, CEO da Brand USA, disse que as viagens e os viajantes mudaram desde 2019 e também as técnicas de marketing da organização. Como grupo de marketing, a Brand USA sempre trabalhou no que chama de topo do funil, alimentando a demanda. Agora, disse Thompson, o desejo de viajar está lá, mas a capacidade de viajar é o problema, então a Brand USA está ajudando a empurrar essa intenção pelo funil para os estágios de consideração e conversão.

“Sempre levamos muito a sério nossa responsabilidade no topo do funil, que é inspirar a intenção, alimentar a intenção e depois entregá-la”, disse ele.

Agora, a Brand USA está fazendo mais trabalho além disso, como envolver-se em marketing mais cooperativo com operadoras de turismo.

Austrália revoga obrigatoriedade de testes para viajantes internacionais

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O melhor momento em relação a pandemia da covid-19 fez com que a Austrália retirasse, na segunda-feira (18), a obrigatoriedade dos testes para viajantes internacionais. A decisão foi comunicada em nota do Departamento de Assuntos Internos e é válida de agora em diante.

A decisão de revogação é válida também para residentes em retorno. Antes, vale lembrar, este grupo e turistas que desejassem entrar na Austrália precisavam realizar testes com, no mínimo, 72 horas (PCR) ou 24 horas (antígeno) antes do embarque.

“Os viajantes internacionais que entram e saem da Austrália ainda serão obrigados a fornecer prova de vacinação com duas doses contra a covid-19”, afirma Greg Hunt, ministro da Saúde. De acordo com ele, o uso de máscara nos voos também continua obrigatório.

Ao todo, foram quase dois anos desde o fechamento oficial das fronteiras australianas para o turismo internacional. A abertura aconteceu gradativamente desde então e, agora, a circulação fica ainda mais simples.