A Gol oficializou, nesta quinta-feira (14), o retorno dos voos para Orlando e Miami a partir de Brasília. As frequências saindo do aeroporto da capital brasileira serão iniciadas em 13 e 17 de maio, respectivamente. O anúncio tem relação com o forte apelo comercial das cidades da Flórida, ambas muito visitadas por viajantes brasileiros, a lazer ou negócios.
Além da conexão ser benéfica ao mercado estadunidense, que tem o Brasil como importante emissor de turistas, o fluxo doméstico também deve ser impactado positivamente. Isso porque os voos da Gol que retornam de Orlando e Miami podem conectar o norte-americano a 37 destinos a partir do aeroporto de Brasília.
Entre os destinos brasileiros fortalecidos pela conexão com os EUA, estão Goiânia, Belém, Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte (Confins) e Fortaleza. Por fora, São Paulo (Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont) também saem beneficiadas.
“Orlando e Miami estão no topo dos destinos internacionais mais apreciados pelos brasileiros, e é com grande expectativa que a Gol retoma os voos para os Estados Unidos. A parceria estratégica com a American Airlines também traz conectividade a partir do hub em Miami e na cidade de Orlando, com 28 destinos adicionais nos EUA”, complementa Randall Saenz Aguero, diretor de Alianças, Internacional e Distribuição da Gol.
Gol: horários
Os voos para Orlando decolam às 9h50 da capital federal e aterrissam na Flórida às 17h10. A rota é operada às segundas, quartas, sextas e sábados, mesmos dias da volta, que se dá às 22h10, com pouso às 7h10 no Brasil.
Para Miami, a partida acontece às 10h e a chegada na cidade americana, às 17h05, sempre às terças, quintas, sábados e domingos. Já o retorno, nos mesmos dias da semana, é às 21h30, com pouso às 6h20 em Brasília.
A Agaxtur Viagens reforçou o time de vendas e trouxe Mauricio de Oliveira para assumir o atendimento às agências de viagens na área comercial de São Paulo Capital, interior e baixada santista, conforme anunciado nesta semana.
Com mais de 30 anos de atuação no mercado, Maurício Oliveira sempre atuou em grandes operadoras, como Soletur; CVC, onde foi supervisor de vendas; Visual Turismo, como executivo de Contas e, mais recentemente, Flytour Viagens, como coordenador comercial da equipe de São Paulo.
“O momento é muito favorável, com a implementação de um novo sistema de vendas que vem por aí, além de várias ações comerciais, treinamentos e muitas novidades para os agentes de viagens”, antecipou Aldo Leone, CEO da Agaxtur.
Em Águas de Lindóia, nos dias 28 e 29 de abril, como expositora confirmada da Abav Travel SP, no estande NR 11, Salão Real, a Agaxtur realizará atualização cadastral das agências de viagens.
Mais informações podem ser antecipadas aos agentes de viagens de todo o país, por meio do WhatsApp (11) 97705-1987 e mauricio.oliveira@agaxturviagens.com.br.
Com maior índice de vacinados e menos feriados prolongados para 2022, a previsão é que o ritmo do turismo no Brasil alcance níveis positivos durante a Semana Santa. Segundo dados da MaxMilhas, o número de passageiros que vão viajar entre quinta-feira (14) e domingo, Dia de Páscoa (17), é 41% maior do que no feriado de 2021.
O levantamento mostra também maior antecedência no planejamento das viagens em relação ao ano passado, balizado, principalmente, pela compra das passagens aéreas para a Semana Santa.
A compra, portanto, conta com média de antecedência entre 30 e 60 dias aumentando em 17%, enquanto as vendas com menos de 30 dias caíram 20% até o momento. A quantidade de comercializações realizadas entre 90 e 180 dias subiu 5%, sendo o maior percentual deste nível desde 2019.
Entre os dez principais destinos levantados pela empresa para o feriado, estão:
São Paulo
Rio de Janeiro
Brasília
Recife
Porto Alegre
Belo Horizonte
Salvador
Fortaleza
Campinas
Curitiba
Semana Santa: aeroportos
De acordo com análise da Infraero, a partir de programações das aéreas brasileiras, seus 18 aeroportos devem registrar aumento de 224% na movimentação de passageiros.
Entre 14 e 18 de abril, a rede espera o transporte de 451 mil passageiros, com cerca de 3,5 mil pousos e decolagens no período.
A expectativa é de que os dias mais movimentados sejam a quinta-feira (14), com 106 mil passageiros e 849 aeronaves, e a segunda-feira (18), 102 mil passageiros e 812 aeronaves.
O desejo de empreender e inovar, e até mesmo de aventurar-se sempre esteve presente na vida de Sylvio Ferraz que, aos 86 anos, é o personagem desta semana da série O Que Vivi no Turismo, exclusiva do Brasilturis Jornal.
Ainda jovem, Sylvio Ferraz ingressou no mundo das viagens. Seu primeiro emprego foi na Real Transportes Aéreos. Anos mais tarde, depois de atuar em outras companhias aéreas, interrompeu seu curso de Direito e decidiu ser empresário.
Piloto habilitado para aeronaves monomotor e bimotor e lanchas, Ferraz fundou a Monark Turismo na década de 1960, com sede na região central da capital paulista.
“Nessa época o turismo ainda era elitizado e busquei popularizá-lo, dando início aos fretamentos”
Sylvio Ferraz
Os primeiros foram com o DC3 da Transporte Aéreo Perdigão, que pertencia ao frigorífico catarinense de mesmo nome. A aeronave levava alimentos embutidos de Santa Catarina para São Paulo. “Ao chegar em Congonhas, era lavada, desinfetada e, após serem instaladas 28 poltronas, transportava passageiros para Foz do Iguaçu”.
Com o passar dos anos, a Monark passou a oferecer fretamentos para Argentina, Caribe, Estados Unidos e Europa, com outras companhias como Varig, Pluna, American Airlines, Transbrasil e Vasp, além das menos conhecidas no Brasil como a Braniff e a Arrow Air.
“O primeiro voo da Transbrasil para os Estados Unidos foi fretamento da Monark. Com a Vasp, em cinco anos, foram 800 voos para Orlando, transportando 150 mil passageiros. E para dar um passo ainda maior no ineditismo da Monark, fretamos o Concorde para uma viagem à Paris no período do Natal e do Réveillon”.
Conheça a história de Sylvio Ferraz:
Sylvio Ferraz dirige a Monark há 62 anos, de forma presencial todos os dias, até mesmo no período em que os funcionários estiveram em home office.
A Gol Linhas Aéreas, agora está integrada à Alexa, inteligência artificial da Amazon. A nova funcionalidade foi criada em colaboração entre a Amazon e a GolLabs, laboratório de ideias da companhia focado em desenvolver novas tecnologias e inovações para a companhia.
Habilitando a skill da Gol pelo aplicativo Amazon Alexa no smartphone ou pelo site, no computador, os clientes poderão, por exemplo, saber o status de voo por meio de um simples comando de voz. Basta dizer “Alexa, qual é o status do voo 2022 da Gol?”, e a inteligência artificial fornecerá todas as informações necessárias e atualizadas na hora.
“A inovação é uma das marcas registradas da Gol, e um de nossos objetivos é oferecer total praticidade para que o cliente tenha uma experiência completa, onde quer que ele esteja. A colaboração com a Amazon para o lançamento da skill é mais um grande passo que reafirma nossa estratégia, e em breve vamos disponibilizar outras funcionalidades”, diz Thales Chieco, executivo de Inovação da Gol.
A skill da Gol em Alexa já está disponível para download gratuito na Skill Store da Amazon.
Meses após colapsar, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) pode voltar a operar voos no Brasil. A companhia aérea foi adquirida pela Baufaker Consulting, que promete retomar os negócios da empresa, com operações interrompidas desde 17 de dezembro de 2021. A informação ainda não foi confirmada pela companhia que aparece como compradora.
A novidade incluiria, de acordo com a Itapemirim, o foco de capitalizar, reorganizar e trabalhar a manutenção de colaboradores e executivos. Além disso, a aquisição e manutenção de cinco aeronaves A320ceo também estaria nos planos da Baufaker.
Veja a nota, que circulou em comunicado interno e foi assinada por Adalberto Bogsan, CEO da Itapemirim, na íntegra:
A Go City, empresa especializada na venda de passes multiatrações, firmou recentemente uma parceria com a Aviareps para sua representação de vendas e marketing no Brasil, Alemanha, Itália, Espanha e México. A empresa, que conta com 64 escritórios em 47 países, fornece à Go City um conjunto de serviços para expandir seu portfólio e impulsionar seu reconhecimento no mundo.
Com seus serviços de ingressos multiatrações, viajantes podem pagar antecipadamente por um determinado número de pontos turísticos ou optar pelo passe all-inclusive, que dá acesso a uma ampla variedade de atrações e experiências na cidade de escolha. Os custos são, segundo a empresa, significativamente menores do que na compra individual de passes para as atrações, proporcionando aos clientes economia e flexibilidade para aproveitar os pontos turísticos, além de promovê-los na plataforma.
Conhecida como “Leisure Pass Group” até 2021, a Go City ajuda viajantes a explorar mais de 30 destinos em todo o mundo. Recentemente, a empresa voltou a operar serviços em destinos como Madrid, Amsterdam e Cancún, à medida que as medidas restritivas de cada país são flexibilizadas. Outros destinos, como Hong Kong, ainda estão em processo de retomada.
Stefan Merkl, vice-presidente de Vendas da Go City para as Américas. (Foto – Yan Heiji/Brasilturis)
Sobre o serviço da Go City
Através de seu aplicativo oficial, a Go City vende passes para roteiros completos, elaborados e gerenciados por curadores locais de cada destino parceiro da empresa, incluindo diversos museus, cruzeiros, trilhas na natureza e outras experiências características do turismo de cada país atendido.
O software também recebe atualizações constantes: no final do ano passado, foi constituída uma nova equipe de tradutores dedicados à língua portuguesa, afirma Stefan Merkl, vice-presidente de vendas nas Américas da Go City, em entrevista ao Brasilturis Jornal.
Cada ticket pode carregar consigo até 10 atrações, sendo que sua validade de 60 dias começa a partir do primeiro escaneamento realizado; a transição de “cadernos físicos” e PDFs para o aplicativo atualizável veio como necessidade de oferecer maior flexibilidade nos roteiros, frente cancelamentos e imprevistos enfrentados na pandemia, explica Stefan.
“Não há a necessidade de agendar sua presença nos lugares: você adquire os ingressos e pode visitar quando quiser. Por exemplo, se em um dia estiver chovendo, você pode optar por ir num museu ao invés de um passeio ao ar livre, e deixar o passeio para outro momento”, justifica Denis Ribeiro, gerente Geral da Aviareps para o Brasil, Argentina e Chile, ao Brasilturis Jornal.
Denis Ribeiro, gerente Geral da Aviareps para o Brasil, Argentina e Chile. (Foto – Yan Heiji/Brasilturis)
Uma parceria de longo prazo
Agora, o foco da parceria é de reforçar novos relacionamentos com a indústria dos cinco países, se atualizando com operadores e agentes de viagens para a difusão e expansão do aplicativo aos viajantes do Brasil.
“Estamos focados em expandir nosso alcance no Brasil, para que possamos construir relacionamentos com operadoras de turismo, atacadistas, consolidadores, OTAs e muito mais. […] Dados nos mostram que há uma enorme demanda reprimida por viagens – as restrições estão se encerrando e os voos do Brasil aos EUA estão lotando”, afirma a Go City em comunicado.
No entanto, adiciona Merkl, as empresas ainda pretendem se unir para comparecer em grandes eventos do trade local, como na Abav e Festuris, além de elaborar novos treinamentos para agentes de viagens sobre os benefícios do aplicativo, criando uma fundação para o Go City aqui.
“Estamos orgulhosos de investigar ainda mais o potencial do mercado Brasileiro, e estamos mais que certos do sucesso da expansão da Go City no trade, tanto para os destinos quanto aos consumidores finais”, finaliza Denis.
“O Brasil sempre foi um de nossos maiores mercados emissores, e agora, com a retomada do turismo, queremos voltar a explorar novos cantos do mundo com a flexibilidade e leveza para o bolso que sempre visamos”, conclui Merlk.
A Delta anunciou receita operacional de US$ 8,2 bilhões para o primeiro trimestre de 2022, recuperando cerca de 79% dos níveis em 2019. Com 83% da capacidade restaurada, a companhia com hub em Atlanta já enxerga melhora na demanda, mas ainda busca solidez nos números.
Em comunicado oficial, Ed Bastian, CEO da Delta, citou a recuperação da lucratividade dos negócios após recrudescimento da variante Ômicron. Ao todo, a margem operacional ajustada ficou em quase 10%, número considerado positivo pelo executivo.
“À medida em que a preferência por nossa marca e a força da demanda crescem, estamos nos recuperando com sucesso em relação aos preços mais altos do combustível, impulsionando nossa perspectiva de uma margem operacional ajustada para entre 12% e 14% e com um forte fluxo de caixa livre no segundo trimestre deste ano”, complementa.
Ao todo, a Delta investiu aproximadamente US$ 1,6 bilhão, principalmente, em compras e modificações de aeronaves, Foram gerados também US$ 1,8 bilhão em fluxo de caixa operacional e US$ 197 milhões em fluxo de caixa livre.
Ajustada pelos custos principalmente da venda de refinarias a terceiros, a despesa operacional total de US$ 9 bilhões diminuiu US$ 400 milhões, ou 4%, no trimestre encerrado em março frente primeiro trimestre de 2019.
No mais, o prejuízo operacional ajustado da aérea chegou a US$ 793 milhões, com valor por ação em US$ 1,23 para o primeiro trimestre deste ano.
No fim do primeiro trimestre, a empresa tinha US$ 12,8 bilhões em liquidez, incluindo caixa e equivalentes de caixa, investimentos de curto prazo e linhas de crédito rotativo não utilizadas.
Sip Voice é uma empresa especializada em soluções de conectividade para viajantes internacionais e distribui a Flexiuol, operadora de chip do exterior, com exclusividade no Brasil. A empresa está lançando o primeiro marketplace de pacote de dados (e-sim) para viajantes internacionais e esteve presente na WTM Latin America, que ocorreu entre 5,6 e 7 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.
Os celulares mais modernos possuem um pequeno chip soldado que se chama e-sim, o que dispensa o uso do chip físico mais comum. O e-sim pode ser ativado através de um QR-code e é a evolução dos chips. Já existem 30 aparelhos compatíveis com a tecnologia no mercado, como os smartphones da Motorola, Apple (a partir do Iphone XR), Samsung (a partir do Galaxy S20), entre outos.
A tecnologia e-sim já está presente em 150 países e o viajante internacional pode contratar a franquia de dados e tempo que precisar durante sua viagem, sem a necessidade de comprar um chip ou entrar em contato com uma operadora, recebendo o QR-code para ativar sua segunda linha telefônica, sem interferir ou precisar retirar o chip da principal do país de origem.
A empresa já alcançou 60% do volume de vendas de 2019 e espera alcançar até o final de 2022 cerca de 80%. “E-sim é uma evolução da tecnologia do chip. Daqui a três anos não existirá mais o chip de celular, todos os aparelhos já terão o chip interno que pode ser atividade através do código. Já temos parceria com mais de 200 operadoras que oferecem telefonia móvel, como a Vivo, Vodafone, At&t, entre outras”, destaca Jan Cavalcanti, CEO da Sip Voice.
A Discover Cruises Brazil participou da WTM Latin America 2022 e, representada por Pablo Zabala, vice-presidente de Inovação e Tecnologia, consultou a situação do mercado na América Latina. A expectativa do executivo é alta para 2023/2024, com a grande procura por Europa e Alaska.
Segundo Zabala, a próxima temporada já tem intensa programação de grupos de viagens, voltados, principalmente, as regiões citadas.
“As marcas de luxo Princess, Holand, além da Carnival, estão com boa repercussão e já preparam novidades. Um dos motivos para acreditar no hóspede brasileiro é o fim da necessidade de testagem retornando ao Brasil. Isso diminui gastos e burocrácia para quem quer realizar um cruzeiro transatlântico”, explica.
Em específico, a Carnival contará com três navios, sendo um produto mais acessível e com itinerários que passam por Alaska e Caribe. Ao todo, serão 49 saídas que prometem movimentar a temporada 2023/2024.
Além disso, para ambas armadoras de luxo representadas pela Discover Cruises Brazil, o produto com maior demanda é o Mediterrâneo.