BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83
Início Site Página 1719

Bonito (MS) registra 205 mil turistas em 2021

0

Em boletim mensal sobre o movimento turístico, Bonito (MS) identificou os melhores índices em seis anos. Conhecido pelo ecoturismo, o destino acumulou 205.460 mil visitantes em 2021, além da taxa de ocupação hoteleira ficar acima de 80% nas festas de fim de ano — Natal e Réveillon. Os dados são do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB).

De acordo com Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), o trabalho do estado com o mercado interno é um dos principais trunfos deste resultado.

“O órgão turístico e e o trade sul-mato-grossense se mantiveram ativos em ações de promoção desde o início da pandemia”, diz. Além disso, o executivo cita a negociação para ter o voo direto da Gol entre o aeroporto de Congonhas e Bonito. No último mês do ano passado, foram 2.983 mil desembarques registrados.

No entanto, Wedling reitera que o recente aumento de casos de covid-19 no mundo servem de alerta para manutenção de protocolos sanitários e medidas de segurança em geral.

“A vacinação tem se mostrado eficaz, reduzindo o número de casos graves da doença. Temos expectativa de que a pandemia enfraqueça, apesar de 2022 ser um ano de muitas variáveis a serem acompanhadas”, complementa.

Bonito: mais dados

As visitações nos atrativos da cidade chegaram a 679.650 mil em 2021, com saldo positivo de 473 empregos gerados pela atividade turística.

No âmbito doméstico, São Paulo continua sendo o principal emissor de turistas (32,92%). Em seguida, ficam Rio de Janeiro (11,76%), Paraná (11%), Santa Catarina (7,77%), Mato Grosso do Sul (7,4%), entre outros estados.

Entre os cinco principais emissores de turistas em 2021, estão Paraguai, Estados Unidos, França, Bolívia e Alemanha.

Rio Innovation Week: MTur lança cartilha de Destinos Inteligentes

0

O Ministério do Turismo (MTur) participou do Rio Innovation Week na quinta-feira (13) e lançou em seu estande a cartilha digital dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), buscando fomentar o modelo em mais destinos do Brasil.

A cartilha digital DTI Brasil do MTur é um material promocional e informativo sobre o projeto-piloto “Modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no Brasil”. O objetivo é auxiliar prefeitos, parlamentares e gestores turísticos na tomada de decisões no plano de retomada do turismo.

Outros pontos de inovação e tecnologia do MTur ressaltados pelo ministro foram o processo digitalização das fichas dos hotéis brasileiros, que deve ser lançado em fevereiro, e o sistema de licenças do Iphan, que modernizou o procedimento, que pode ser feito online.

“Algumas licenças do Iphan demoravam até 5 anos para saírem e, agora, ficam prontas em até 45 minutos e são feitas pela internet”, disse.

“O Ministério do Turismo tem buscado, dia após dia, soluções inovadoras para turistas, empresários e para o destino turístico”, complementou, citando os desafios de startups do setor promovidos pela Pasta em parceria com a Wakalua, MCTI e Sebrae.

Rio Innovation Week: palestras de turismo começam nesta sexta (14)

0

O tema “Destinos turísticos inteligentes” será debatido na tarde desta sexta-feira (14) no Rio Innovation Week. A palestra, que contará com a participação de Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, acontecerá às 17h05.

O setor turístico conta com uma tenda temática de 2 mil metros quadrados, a Turistech Zone, com o chamado “ecossistema de negócios”, voltado para os profissionais de turismo e movimentará os principais players da cadeia produtiva do setor.

Na palestra desta tarde, Tutuca estará ao lado de Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour, Patrícia Albanez, gestora de Turismo do Sebrae PR, e Luana Emmendoerfer, diretora de Inovação em Turismo da Santur, e vão debater o tema “Destinos Turísticos Inteligentes”. O encontro terá mediação de Marta Poggi, consultora de turismo.

Na abertura do evento, o secretário estadual destacou o bom momento do turismo e falou sobre a importância dos eventos para o fortalecimento do turismo do Rio de Janeiro.

“O Rio de Janeiro recupera o seu protagonismo. Tivemos agora nos feriados de final de ano e no Réveillon a maior ocupação hoteleira da história do Rio de Janeiro e isso é uma grande vitória, fruto de investimentos e integração entre a cadeia produtiva do setor e o Governo do Estado”, afirmou.

“Em relação à realização de eventos, nós já anunciamos a volta da Stock Car para o Rio de Janeiro, depois de mais de 10 anos, e divulgamos ontem a Copa Davis retornando ao Rio depois de 20 anos. Teremos também o Rio Boat show”, concluiu o secretário.

No sábado (15) a programação tem continuidade com o tema “O Rio Continua Lindo. E Perto!”. Na ocasião, o secretário Gustavo Tutuca, Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da Turisrio, e Antonio Gomes, vice-presidente da Hurb, irão conduzir as apresentações. O painel contará com a mediação de Eduardo Lorea, diretor da Wakalua Brasil.

Delta mostra recuperação em 2021 e receita fica em 29,9 bi de doláres

0

A Delta Air Lines fechou os resultados 2021 com expectativas em alta para o ano que se iniciou. As receitas da companhia, baseada em Atlanta, ficaram em 29,9 bilhões de dólares para o período, representando recuperação de 83% dos níveis pré-pandemia. No entanto, o resultado também indica uma queda de 36% na comparação com o mesmo retrospecto.

“O ano passado foi um período como nunca visto para a Delta. Tivemos um progresso significante em nossa recuperação, principalmente com o suporte do crescimento da nossa marca nos EUA. Entregamos lucratividade durante o segundo semestre”, explica Ed Bastian, CEO da Delta.

Ainda para 2021, o tráfego de passageiros nos voos foi de 79%, enquanto a oferta da empresa chegou a 73%.

Para os próximos meses, o executivo enxerga bons caminhos para o fluxo aéreo da aérea norte-americana. A perspectiva é que primavera e verão tenham forte recuperação, principalmente, com viagens corporativas e relacionadas ao turismo de compra.

Em novembro, a Delta também aumentou a conectividade com a Latam e expandiu o acordo de codeshare na América do Sul.

Convivência com o vírus

Bastian também falou das perspectivas em torno da variante ômicron da covid-19. Apesar da doença ter prejudicado a operação da Delta em dezembro, com a infecção de funcionários, o CEO acredita que essa variação pode transformar a pandemia em endemia.

O vírus se tornaria corriqueiro, trazendo a necessidade campanhas constantes de vacinação, mas tornando-se, ao mesmo tempo, ordinário e sazonal.

Na prática, a “normalização” das operações aconteceria mais rápido. No entanto, o executivo não descarta a necessidade de manter protocolos e cuidados sanitários.

“A nova variante ainda está por aí, mas, aparentemente, o pior ficou para trás. Nossa retomada da demanda será atrasada em cerca de 60 dias, mas estamos confiantes. Além disso, tivemos problemas com nosso staff no último mês de 2021, mas nossa operação está estabilizada”, afirma.

Fora dos EUA

Bastian não está sozinho em sua declaração otimista sobre a ômicron. Mesmo sem citar dados científicos, ela vai de encontro com uma discussão de especialistas ao redor do globo, incluindo o epidemiologista Pedro Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19.

Em recentes declarações na mídia, ele cita que a vacinação em massa e, por consequência, os casos mais brandos da ômicron, são indícios de que a pandemia pode se tornar uma endemia em breve.

Qantas e Virgin reduzem capacidade das aeronaves na Austrália

0

A Qantas e a Virgin Australia reduziram a capacidade das aeronaves pelas próximas semanas em meio ao aumento de casos de covid-19 no país da Oceania, que adotou uma das políticas mais rigorosas de fechamento das fronteiras.

Assim, a Qantas e a subsidiária Jetstar esperam que a capacidade total para o primeiro trimestre deste ano fique em 70% dos níveis pré-pandemia, sendo que antes da redução a estimativa era de alcançar 102% da oferta de assentos de 2019.

Já a Virgin Australia anunciou mais cedo nesta semana que iria reduzir a capacidade em 25% até fevereiro, devido a redução da demanda de viagens e parte da equipe de bordo da companhia ter que ficar em isolamento.

Os casos de covid-19 na Austrália subiram para mais de 100 mil nos últimos dias com o avanço da variante Ômicron. Quase 1 milhão dos 1,4 milhão de casos totais do país foram reportados nas últimas duas semanas.

Airlinepros reforça equipe com Carolina Mokshin e Enzo Avezum

0

A Airlinepros international expandiu as operações no Brasil com a nomeação de dois  novos membros da equipe nesta semana. Carolina Mokshin e Enzo Avezum, especialistas em promoção de  destinos e produtos turísticos, se juntam aos sócios-gerentes regionais Altamiro Medici e Rebecca Meadows.

Assim, a Airlinepros Brasil oferecerá representação no mercado para destinos, hotéis, atrações, DMCs e Organizações de Turismo juntamente com seus principais produtos de representação de companhias aéreas e coordenação de BSP.

“Nossos parceiros locais trazem a oportunidade de conectar ideias inovadoras, diversidade cultural, experiência e  profissionalismo para agregar valor inigualável. Tivemos a sorte excepcional  de continuar nossa expansão global durante a pandemia, adicionando muitos novos relacionamentos”, disse Achma Asokan, CEO da empresa.

“Nossas equipes  globais estão preparadas e prontas para a Fase de Reinício e Ressurgimento da Aviação. Rebecca e Altamiro  trabalharam incansavelmente nos últimos 18 meses desafiadores para nos apoiar na criação de operações na América  do Sul, incluindo liderar a equipe no Brasil”, continuou o executivo.

“Temos a satisfação de ver as viagens internacionais crescendo progressivamente e começando a oferecer  resultados positivos para nossos clientes existentes. A pandemia levou a uma demanda reprimida significativa e com o uso da  Internet crescendo rapidamente, os viajantes se tornam cada vez mais exigentes em informações e, portanto, ter um  ponto de contato local é fundamental”, disse Altamiro Medici.

“À medida que começamos a ver a recuperação no mercado brasileiro, estamos  entusiasmados por expandir nossa equipe e oferta de produtos com a adição dos especialistas do setor Carolina e  Enzo. Juntos, eles trazem mais de 40 anos de experiência em turismo e representação de destinos e DMCs para a  equipe AirlinePros”, afirmou Rebecca Meadows.

França reabre fronteiras para viajantes do Reino Unido vacinados

0

No dia 18 de dezembro, o governo da França havia imposto um banimento para viajantes provenientes do Reino Unido, devido à rápida piora do quadro da variante ômicron de covid-19 no país. No entanto, conforme publicou em seu Twitter, Jean-Baptiste Lemoyne confirmou que o fechamento chegará ao fim em breve; o decreto deverá entrar em vigor nesta sexta (14), após sua publicação.

O ministro do Turismo da França divulgou que a flexibilização permitirá a entrada de viajantes vacinados sem a necessidade de apresentar uma “razão convincente”, também não precisando realizar o auto-isolamento na chegada, contanto que apresentem um teste negativo para covid-19 realizado até 24h antes do embarque.

Por fim, Julia Simpson, CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), concluiu que “a França é um dos maiores mercados para turistas do Reino Unido que, de acordo com o Relatório de Impacto Econômico de 2021 do WTTC, foram responsáveis por 14% dos visitantes estrangeiros. O gasto total de visitantes internacionais na França valeu mais de € 60 bilhões pré-pandemia.”

Espanha espera alcançar 88% do ní­vel pré-pandemia em 2022

0

A Espanha espera alcançar 88% dos níveis de turismo pré-pandemia da covid-19 até o fim de 2022, segundo a Exceltur, uma associação de 34 empresas ligados ao senhor de viagens espanhol. O país reabriu as fronteiras para os vacinados em agosto.

A associação espera que o produto interno bruto (PIB) do turismo da Espanha alcance 135 bilhões de euros em 2022. No ano passado houve uma recuperação parcial dos valores, quando o setor movimentou 57% dos índices de 2019.

Com o avanço da variante Ômicron, a Exceltur espera que uma retomada efetiva do turismo ocorra a partir de abril deste ano. Se as previsões estiverem corretas, o turismo contribuirá com 10,5% do PIB total do país, contra 5,5% em 2020 e 7,4% de 2021. O turismo sempre foi um dos principais ativos econômicos da Espanha.

Inclusive, o país era um dos que mais recebiam turistas internacionais em todo o mundo, tendo como principais destinos a cidade de Madrid e Barcelona.

Com informações de Skift.com

KLM anuncia substituição de Pieter Elbers, CEO por dois mandatos

0

Foi anunciado nesta quinta-feira (13) que o atual CEO da companhia aérea KLM, Pieter Elbers, não concluiria um terceiro mandato na empresa holandesa. O executivo atuou na empresa por 30 anos, além de passar pelo período de reestruturação da empresa durante a pandemia; agora, deixará o cargo no dia 1º de maio de 2023.

Com isso, o Conselho Supervisor terá a permissão para começar a analisar novos candidatos que poderão entrar como sucessores em tempo hábil. “É também um momento em que o plano de reestruturação foi amplamente implementado, o que posiciona bem a KLM para recuperação e desenvolvimento adicional”, afirma Cees ‘t Hart, presidente do conselho.

“Após dois mandatos e mais de oito anos de liderança como CEO da KLM, entrego o bastão com total confiança. […] Minha carreira de trinta anos com essa família tem sido uma jornada inimaginavelmente linda que sempre apreciarei”, conclui Elbers.

Viceroy Bali aposta no Brasil e busca consolidação em 2022

0

O Viceroy Bali, propriedade independente de luxo no destino da Indonésia, está avançando no mercado brasileiro. Representado pela recém-chegada Red Elephant Reps, o local quer consolidar o país como o maior emissivo da América do Sul ao longo de 2022.

Localizado na região de Ubud e com foco no bem-estar e contato com a natureza, o Viceroy Bali dispõe de 40 villas luxuosas, distribuídas em cinco categorias. Além disso, a propriedade irá introduzir uma nova categoria de quartos, chamado de Junior Suite, apresentando uma opção menos custosa de estada no local.

Atualmente, os maiores mercados do resort são os Estados Unidos, os países do Reino Unido. Contudo, de acordo com Patrick Farrell, diretor de Vendas e Marketing do Viceroy Bali, o objetivo é tornar o Brasil no maior mercado do continente sul-americano em breve, ao lado de Chile, Argentina e Colômbia.

“Sabemos que os brasileiros estão em busca de destinos exóticos e as boas conexões da Qatar e da Emirates para a Indonésia podem ajudar bastante para trazer mais viajantes para cá”, afirmou o executivo.

Para promover o resort no Brasil o Viceroy irá contar com Leonardo Pugliese, diretor de Vendas da Red Elephant Reps para as Américas, que deverá trabalhar próximo dos operadores e agentes.

“Um dos fatores mais importantes é educar o trade sobre o mercado da Ásia e o que eles podem encontrar do outro lado do mundo. Os brasileiros querem um produto de alta qualidade e esse é o momento de mostrar o que temos a oferecer”, salientou.

Confira fotos da apresentação do Viceroy Bali em São Paulo:

  • Patrick Farrell (Viceroy Bali) e Maristela Gomez (Cinqtours)
  • Ana Taquecita (Primetour)
  • Carolina Casimiro (Inti Experience)
  • Leonardo Altomar (Viceroy Bali)
  • Leonardo Pugliese (Red Elephant Reps)
  • Marcello Santos (Best Buy Hotel)
  • Maristela Gomez (Cinqtours)
  • Patrick Farrell (Viceroy Bali)
  • Valéria Henriques (Qatar Airways)
  • Viviane Yuri (Mali Travel)
  • Maristela Gomez (Cinqtours)