No dia 18 de dezembro, o governo da França havia imposto um banimento para viajantes provenientes do Reino Unido, devido à rápida piora do quadro da variante ômicron de covid-19 no país. No entanto, conforme publicou em seu Twitter, Jean-Baptiste Lemoyne confirmou que o fechamento chegará ao fim em breve; o decreto deverá entrar em vigor nesta sexta (14), após sua publicação.

O ministro do Turismo da França divulgou que a flexibilização permitirá a entrada de viajantes vacinados sem a necessidade de apresentar uma “razão convincente”, também não precisando realizar o auto-isolamento na chegada, contanto que apresentem um teste negativo para covid-19 realizado até 24h antes do embarque.

Por fim, Julia Simpson, CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), concluiu que “a França é um dos maiores mercados para turistas do Reino Unido que, de acordo com o Relatório de Impacto Econômico de 2021 do WTTC, foram responsáveis por 14% dos visitantes estrangeiros. O gasto total de visitantes internacionais na França valeu mais de € 60 bilhões pré-pandemia.”