A Sita e a Skyports anunciam parceria para fornecer soluções digitais e implantar vertiportos, em estações aéreas para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical – e será um componente fundamental da futura jornada dos usuários por esses locais.

A tecnologia da Sita será implementada na área de testes do Skyports Cergy-Pontoise, vertiporto localizado em Paris. Com sua conclusão prevista para setembro deste ano, o local foi planejado para demonstrar como será a viagem completa do passageiro, desde a chegada ao terminal até a partida da aeronave eVTOL. A iniciativa tem o objetivo de destacar a facilidade com que os usuários podem navegar no ecossistema e será aplicada à emergente indústria de Mobilidade Aérea Avançada.

Os passageiros poderão consultar e reservar voos por meio de um aplicativo com capacidade biométrica desenvolvido pela especialista líder mundial em comunicações de transporte aéreo e tecnologia da informação. Na chegada aos vertiportos, os dispositivos de reconhecimento facial serão usados para identificar e verificar os viajantes.

“A Mobilidade Aérea Avançada apresentou uma oportunidade de reimaginar toda a experiência de viagem, desde os veículos que usamos e as fontes de energia que contamos, até o caminho percorrido da reserva ao check-in dos passageiros nos voos. Estamos em parceria com a Sita para avançar a esta próxima etapa, que é crucial para o planejamento e desenvolvimento deste setor. Tudo o que fazemos na Skyports é sustentado pela crença de que existe uma maneira mais rápida, inteligente e simplificada de viajar. Nosso trabalho com a Sita demonstrará como isso se traduz na jornada do viajante. No entanto, para fazer isso funcionar, é necessário que haja um benefício comprovado para o usuário final. Por isso, a experiência do passageiro é fundamental para o nosso sucesso.”, comenta Duncan Walker, CEO da Skyports.

“Com a Skyports, temos potencial para usar as tecnologias aeroportuárias existentes para redesenhar por completo a jornada do passageiro com um processo otimizado, usando apenas seu celular ou biometria facial para completar as várias etapas da jornada. Juntos, também trabalharemos com os aeroportos atuais para, no futuro, prover soluções de Mobilidade Aérea Avançada”, comenta Sergio Colella, presidente da Sita para a Europa.

Nos próximos meses, a Skyports dará início aos testes de experiência do passageiro em suas instalações em Paris, que está sendo desenvolvido em parceria com o Groupe ADP. Durante esse processo, a implementação da tecnologia inovadora será um dos focos de testagem.


Leia também: Azul e ITA Airways firmam parceria de codeshare