A Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) divulgou os resultados da quarta edição da pesquisa “Tomada de Informações sobre o Impacto do Coronavírus” no setor, da perspectiva de fornecedores e gestores de viagens e eventos, além da primeira edição da pesquisa “Impactos da Ômicron”.

Segundo o grupo, ambos são realizados com objetivo de analisar o comportamento do mercado diante a pandemia e fornecer dados para o setor. O primeiro estudo, realizado entre 8 de dezembro e 10 de janeiro, contou com 473 participantes, enquanto o levantamento da Ômicron em janeiro teve 43 respondentes.

Giovana Jannuzzelli, diretora Executiva da Alagev, afirmou que a última edição deixou em evidência um movimento otimista no mercado durante o primeiro trimestre deste ano.

  • Para 168 fornecedores, houve uma taxa de cancelamentos de viagens em 20%; mesmo assim, 55% notaram um aumento na demanda
  • Já 169 gestores de viagens indicaram uma diminuição drástica no orçamento, em grande parte por conta da adoção de métodos remotos
  • 136 gestores de eventos foram pesquisados, e desses, 53,62% afirmam ter sofrido de forma significativa com a pandemia. 64,77% pretendem realizar encontros em todos os formatos: 42,67% disseram que estão promovendo ações presenciais e 20% acreditam que estes encontros voltarão aos níveis de 2019 neste trimestre
  • Por fim, no levantamento sobre o impacto da variante Ômicron, 69,64% dos fornecedores estudam atitudes preventivas, enquanto 82,76% dos gestores de viagens e 78,26% dos gestores de eventos não pretendem investir em ações similares