O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (25) o decreto 47.969, que institui o Conselho de Segurança Turística (Consetur). Presidido pela Setur-RJ, a medida tem como finalidade qualificar as estratégias integradas voltadas para a segurança, o monitoramento de indicadores e acompanhamento do calendário de eventos.

O Consetur e terá como integrantes os secretários de Polícia Civil e de Polícia Militar, além do delegado titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), do comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e de representantes dos municípios e da sociedade civil.

Entre as diretrizes estabelecidas, estão:

  • Planejamento de ações integradas a partir da elaboração de índice de relevância pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que irá definir os locais e regiões prioritárias para adoção de medidas qualificadas de segurança turística;
  • Apoiar a elaboração de estratégias para integrar as ações de formação e capacitação continuada em segurança turística para os profissionais de segurança pública; e
  • Propor a abertura e manutenção de canais permanentes de diálogo com o setor privado e os diversos órgãos públicos voltados ao turismo.

Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo, instituir o Consetur é fundamental para que as ações sejam planejadas e executadas de acordo com as necessidades que forem sendo apresentadas.

“É fundamental que estejamos todos juntos para garantir a segurança dos nossos visitantes. Quanto mais qualificada forem as ações, maior efetividade teremos. Assim, poderemos trabalhar em cima dos resultados positivos que forem sendo gerados, consolidando o Rio de Janeiro como um destino seguro”, finalizou.

“Atende a uma demanda do setor para que as ações sejam integradas e coordenadas, com alinhamento também com os demais envolvidos na cadeia turística. Com isso, vamos oferecer ainda mais segurança aos moradores e turistas”, disse o governador Cláudio Castro.

“Não dá para fazer turismo de qualidade sem infraestrutura de qualidade, assim como precisamos aprimorar cada vez mais nossa forma de fazer segurança pública”, concluiu o executivo.