BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Cruzeiros são autorizados a navegarem na próxima semana

A temporada 2021/2022 de cruzeiros no Brasil já tem data para retornar: 7 de março. A autorização veio por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União, na sexta-feira (25).

Assim, com a nova resolução ministerial, os navios Seaside, Splendida e Preziosa, da MSC, e Diadema e Fascinosa, da Costa Cruzeiros, poderão retomar os roteiros no litoral brasileiro. Contudo, as embarcações continuam a cumprir a suspensão anterior até 4 de março.

Dentre as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o retorno das navegações estão a prestação obrigatória de assistência médica de viajantes com sintomas ou confirmado com covid-19, o estabelecimento de protocolos de evacuação, caso necessário, e de medidas para minimizar os impactos no sistema público.

Além disso, ficará a cargo das armadoras realizarem a quarentena dos viajantes com suspeita (que devem informar voluntariamente caso tenham sintomas) e informar o Ministério sobre os casos registrados.

O início das suspensões dos cruzeiros

Suspensos desde o dia 4 de janeiro, os cruzeiros no Brasil sofreram um forte baque com as interrupções devido a um surto de infecções por covid-19 a bordo de um navio, ainda em dezembro de 2021. Os casos fizeram a Anvisa entrar em cena e ancorar as embarcações.

A Clia Brasil, representando a MSC e a Costa, sempre estendia o prazo de retomada em cerca de duas semanas quando estava próximo de expirar, em decorrência das negativas do governo para o relaxamento das regras. Na época, nem mesmo o apoio do Ministério do Turismo foi suficiente para reverter a suspensão.

Assim como relatado na edição anterior do Brasilturis Jornal, a Clia Brasil apontava que o país seguia o fluxo contrário à correnteza em que os cruzeiros de outros países navegavam. Com o avanço da vacinação em escala internacional, muitos itinerários já retomam suas operações normalmente.

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirmou que cruzeiros teriam até o dia 18 de fevereiro para optar por continuar ou sair do programa de orientações e protocolos de segurança à indústria de cruzeiros.

Austrália ainda ancorada

No entanto, nem todo o mundo se encontra mergulhado num mar de rosas: Greg Hunt, ministro da Saúde da Austrália, afirmou que o país estenderá o congelamento da temporada regional até 17 de abril, adicionando dois meses ao prazo original de fevereiro.

A razão, justifica Hunt, gira em torno de preocupações envolvendo a variante Ômicron e o que aparenta ser uma nova onda de casos de covid-19 na Austrália.

A situação ainda se agrava pela resistência do governo australiano a colaborar na criação de soluções de curto e longo prazo em conjunto com a Clia Australásia. Assim, o país é um dos únicos que seguiu as rígidas medidas adotadas pelo Brasil com os cruzeiros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS