Nesta quinta-feira (10), foi anunciado no Consulado Geral da República da Argentina uma série de novidades ao destino de Bariloche. Foi divulgada a retomada de voos diretos de São Paulo e Brasília para o destino, sem a necessidade de escalas; o Governo de Bariloche afirma estar negociando os itinerários ao corredor seguro da cidade com as companhias Aerolíneas Argentinas, Azul, Gol, Latam e Flybondi.

A Aerolíneas Argentinas anunciou ainda hoje, após seis anos de hiato, que irá retomar operações de São Paulo e Brasília para Bariloche, Salta e Tucumán a partir de julho, sendo a primeira das companhias citadas a confirmar a conexão. A rota São Paulo-Bariloche, especificamente, será operada em quatro frequências e levantará voos entre os meses de julho e setembro.

Além dos voos diretos, a cidade de Bariloche também se conecta com os aeroportos de Buenos Aires, Ezeiza e Aeroparque, que por sua vez possuem rotas às principais cidades brasileiras.

Gastón Burlón, secretário de Turismo da cidade, afirmou que a cidade se prepara para receber novamente os turistas de fora: “Este inverno significará o retorno dos viajantes do Brasil, que encontrarão uma cidade em ampla expansão de sua infraestrutura urbana e recuperando sua conectividade aérea. Estamos preparados para que possam desfrutar de um local que oferece neve, atividades e beleza”.

Projeto de modernização de Cerro Catedral

O principal centro de esqui da Argentina, Cerro Catedral, que costumava receber 600 mil visitantes por temporada, anunciou uma série de ampliações estruturais para o recebimento de estrangeiros. O anúncio realizado por Belén Jonsson, responsável pela Comunicação Institucional, apontou os seguintes destaques: novos meios de elevação por teleféricos, novas pistas de esqui e a ampliação do sistema de fabricação de neve.

Com ele, a superfície esquiável da parte superior da montanha será expandida em até 25% (cerca de cinco quilômetros) com 20 novos canhões, permitindo que turistas pratiquem o esporte durante praticamente todo o ano, mesmo fora da temporada de inverno, dando continuidade ao projeto de modernização de Cerro Catedral como ponto de referência turístico da Argentina.

Já os novos meios de elevação incluem um teleférico sêxtuplo, dois quádruplos e dois “magic carpets” (duas pessoas), cada um posicionado em pontos diferentes da montanha. No total, Cerro Catedral viu um investimento de 22 milhões de dólares ao longo dos últimos 5 anos, iniciando o novo plano de investimento para a modernização em junho de 2020.

Por fim, Diego Piquin, direto-executivo da Emprotur, ressalta que Bariloche trabalha na abertura de novos canais como preparação para a nova temporada de neve neste inverno, com a inauguração de “um novo site e contas nas redes sociais voltadas ao público brasileiro. Nós nos mantivemos ativos para motivar turistas a nos visitar”, afirma.