Em vista das novas restrições relacionadas à covid-19 impostas na China, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) informou a mudança de local da 78ª Reunião Geral Anual (AGM, na sigla em inglês) e Cúpula Mundial de Transporte Aéreo. Marcados entre 19 a 21 de junho, a edição de 2022 dos encontros será realizada pela segunda vez em Doha, no Catar. A organização será da Qatar Airways.

Com planejamento original de realizar os eventos em Xangai, na China, a Iata precisou alterar o local por conta das medidas restritivas colocadas aos viajantes. Na ocasião, a administração da reunião seria da China Eastern Airlines.

Em nota, Willie Walsh, diretor geral da Iata, comunicou a mudança e citou a decepção de não conseguirem manter a Reunião Geral Anual e a Cúpula em Xangai. No ano passado, ambos ocorreram em Seoul, na Coreia do Sul.

“É profundamente decepcionante que não possamos nos encontrar em Xangai como planejado. Enquanto isso, temos o prazer de retornar ao dinâmico centro de aviação de Doha e à calorosa hospitalidade pela qual a Qatar Airways, nossa companhia aérea anfitriã, se tornou famosa”, afirma.

Entre os motes principais para este ano, o executivo da Iata fala em debater os rumos da aviação mundial após um ritmo melhor ser engatado.

“A AGM deste ano será uma oportunidade importante para os líderes da aviação refletirem sobre as mudanças nas realidades políticas, econômicas e tecnológicas que as viagens aéreas enfrentam à medida que a recuperação do setor da pandemia de COVID-19 ganha ritmo”, diz Walsh.