Nesta segunda-feira (21), a cidade de Matera, na região basilicata, ao sul da Itália, promoveu a primeira Bolsa Internacional do Turismo das Origens, o Roots In. As organizações de Turismo da região, em parceria com a Enit (Agência Nacional do Turismo da Itália), convidaram cerca de 50 operadores para o evento que também contou com tours na região iniciados nesta quinta-feira (17) e concluídos com o workshop.

O objetivo do Roots In é facilitar o turismo de reconhecimento às cidades de raízes italianas com promoções e novos produtos específicos para este segmento. As sete operadoras brasileiras convidadas – Befly, Europlus, CVC Corp, Orinter, Fábrica de Viagem, Emotional Travel e Milessis Operadora – participaram de rodadas de negócios com sellers italianos com produtos específicos da região basilicata e de outras regiões do país.

O evento se estendeu durante todo o dia e contou com a presença dos sellers de Abruzzo, Calabria, Campania, Lazio, Lombardia, Molise, Puglia, Sardegna, Trentino e Veneto, além de veículos de imprensa. Os buyers participantes são representantes da Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela, México e Grã-Bretanha. 

Antonio Nicoletti, diretor da Agência de Promoção Turística da Basilicata, enfatizou a importância de expor as cidades que formam a região basilicata, visto que o potencial turístico é bastante significativo. “Eu vejo que muitas pessoas ainda não conhecem ou sequer ouviram falar dos atrativos turísticos do sul da Itália e estamos prontos para mudar isso. Nós temos uma série de programas de divulgação para este ano e o próximo, sempre levando em consideração a aptidão do turismo de origens que chamam a atenção dos milhares de descendentes italianos espalhados pelo mundo”, disse Nicoletti.


Leia também: Enit inicia famtour na região basilicata da Itália