InterContinental Hotels Group PLC (IHG ou a empresa) e Iberostar Hotels & Resorts (Iberostar) anunciam hoje um acordo comercial de longo prazo para resorts e hotéis com tudo incluído. A Iberostar é uma empresa familiar com sede em Palma de Mallorca, Espanha, com mais de 65 anos de experiência no setor e com uma excelente reputação por operar resorts em localizações privilegiadas e um forte compromisso à qualidade e à sustentabilidade. Por meio desta aliança estratégica, a Iberostar manterá 100% de propriedade, preservando sua autonomia e seus valores. Até 70 hotéis (24,3 mil quartos) serão adicionados ao sistema do IHG sob a marca Iberostar Beachfront Resorts, que se tornará a 18ª marca do IHG. Isso aumentará o tamanho do sistema global do IHG em até 3%. As primeiras propriedades definidas para ingressar no sistema IHG em dezembro oferecerão aos hóspedes do IHG mais opções em locais procurados, incluindo México, República Dominicana, Jamaica, Brasil e Ilhas Canárias (Espanha). Espera-se que outras propriedades na Espanha e outros destinos de resort populares no sul da Europa e no norte da África se juntem ao sistema IHG em breve. ao longo de 2023 e 2024.

Os hóspedes do IHG poderão esperar estadias memoráveis ​​em hotéis premiados*, desde ofertas premium para famílias até apenas para adultos luxo, nos principais destinos de resort, incluindo: Iberostar Grand Paraiso (Riviera Maya, México); Iberostar Selection Hacienda Dominicus (Bayahibe, República Dominicana); Iberostar Grand Rose Hall (Montego Bay, Jamaica); e Iberostar Selection Anthelia (Tenerife, Espanha). Isso se soma às 260 propriedades resort existentes da IHG que abrangem marcas como Six Senses, Regent, InterContinental, Kimpton, Hotel Indigo, Crowne Plaza, Holiday Inn e Holiday Inn Club Vacations. A IHG tem menos de 20 resorts nos países onde estão localizadas as propriedades do Iberostar Beachfront Resorts e, portanto, o acordo aumenta significativamente a presença do IHG.

O portfólio de propriedades Iberostar terá acesso à plataforma empresarial do IHG, incluindo seus canais de distribuição e o IHG One Rewards programa de fidelidade com mais de 100 milhões de membros. O IHG, por sua vez, aumentará o conhecimento de suas marcas atuais com um novo conjunto de viajantes e atenderá a um desejo claro de hóspedes e membros de fidelidade por mais destinos de resort e a opção de tudo incluído.

No que é um segmento de mercado grande e de alto crescimento, a demanda por resorts e estadias com tudo incluído tem sido impulsionada pelo crescente desejo dos vi ajantes por experiências de alta qualidade e férias sem estresse, especialmente pós-Covid, e a possibilidade de acessar essas estadias como parte da adesão ao programa de fidelidade. A variedade de opções de resorts para os viajantes também aumentou nos últimos anos, com luxo e luxo destinos de luxo, criando mais experiências de bem-estar e sustentabilidade que se adaptam às expectativas dos hóspedes em constante mudança.

A Iberostar e a IHG compartilham muitos valores da empresa, incluindo a paixão pela sustentabilidade e pelo turismo responsável, com o pioneirismo da Iberostar Movimento Wave of Change com objetivos claros de avançar para uma economia circular, promover o consumo responsável de frutos do mar e melhorar a saúde costeira. Como parte do acordo, o IHG trabalhará com a Iberostar para criar oportunidades de sustentabilidade conjunta iniciativas que se alinham com o plano de negócios responsável 2030 Journey to Tomorrow do IHG.

A marca Iberostar Beachfront Resorts será incluída em um novo Categoria Exclusive Partners no portfólio de marcas do IHG, que ficará ao lado de suas categorias Suites, Essentials, Premium e Luxury & Lifestyle.

Keith Barr, CEO da IHG Hotels & Resorts, disse: “À medida que continuamos a expandir a presença de nossas marcas mundialmente famosas, estamos sempre buscando oportunidades de crescimento sustentáveis ​​e empolgantes em áreas que possam aprimorar ainda mais nossa oferta para hóspedes e proprietários. Os hóspedes nos contaram sobre seu desejo de maior escolha de resorts e destinos com tudo incluído em nosso portfólio de marcas. Temos o prazer de resolver isso trabalhando com um parceiro tão respeitado, experiente e com ideias semelhantes como a Iberostar, e ver mais hotéis incríveis se juntando ao nosso sistema que continua o crescimento do IHG em muitos dos mercados e destinos mais atraentes do mundo. A Iberostar desenvolveu com sucesso uma presença líder em propriedades à beira-mar e com tudo incluído no Caribe, Américas, Sul da Europa e Norte da África ao longo de muitas décadas, e estamos entusiasmados com as oportunidades de aumentar ainda mais a presença da marca juntos. Este acordo aumenta o sistema do IHG em até 3%, o que ajuda a cumprir nossas ambições de sistema crescimento. Continuamos a explorar novas oportunidades de crescimento com parceiros exclusivos, demonstrando os pontos fortes e atratividade da plataforma corporativa do IHG”.

Sabina Fluxá, vice-presidente e diretora executiva do Grupo Iberostar, comentou: “Com este acordo, abrimos caminho para continuar o crescimento notável que começou há 40 anos com a criação da marca Iberostar e que nos posicionou entre as principais marcas de resorts do mundo. A aliança com a IHG combina nossas forças, representa um passo decisivo na distribuição dos resorts de frente para o mar da Iberostar e reforça nossa posição como referência em turismo responsável. Trabalhando juntos, aumentaremos nosso portfólio e estamos realmente ansiosos para hospedar membros de fidelidade IHG em nossa coleção de resorts premium e luxuosos à beira-mar e propriedades com tudo incluído”.

Miguel Fluxá, Presidente do Grupo Iberostar, acrescentou: “Esta aliança estratégica permitirá Iberostar Beachfront Resorts para se beneficiar da tecnologia líder do setor, habilidades profundas e escala global da IHG. Manter 100% de propriedade da Iberostar nos permite continuar gerando diferenciação na indústria hoteleira com uma visão de longo prazo para nossos funcionários, clientes, operadoras de turismo, parceiros de distribuição e comunidades locais que nos foram leais durante todos esses anos. Continuaremos fiéis a quem somos, preservando nossas filosofias e valores de qualidade e sustentabilidade”.

Mais detalhes sobre o acordo e visão geral financeira:

O acordo concede ao IHG uma licença para a marca Iberostar Beachfront Resorts. O contrato tem prazo inicial de 30 anos e possibilidade de renovação por prazos adicionais de 20 anos mediante acordo mútuo.

Espera-se que o acordo adicione até 24,3 mil quartos em 70 propriedades ao sistema do IHG nos próximos dois anos. Destas, 27 propriedades (8,2k quartos) ainda precisam de aprovações adicionais de terceiros para para ingressar no IHG. O total de até 70 propriedades equivaleria a um crescimento de 2,8% no patrimônio global do IHG de 880,3 mil quartos no início de 2022. A previsão é que os primeiros quartos entrem no sistema IHG em dezembro deste ano, representando aproximadamente metade do total de quartos sujeitos ao acordo global.

As 70 propriedades são todas resorts à beira-mar. Eles excluem as outras operações da Iberostar, como seu portfólio menor de hotéis urbanos, e também excluem os interesses da Iberostar em Cuba. A localização geográfica aproximada a divisão das receitas do portfólio selecionado de 70 hotéis em 2019 foi: México 22%; República Dominicana 13%; Jamaica 8%; Brasil 5%; Espanha 40%; outras localizações da região EMEAA 12%.

Um pipeline de mais seis propriedades do Iberostar Beachfront Resorts, representando aproximadamente 3 mil quartos, também deve ser adicionado ao pipeline do IHG. Esse pipeline aumentará à medida que IHG e Iberostar trabalharem juntos para crescer a pegada da marca através do acordo comercial de longo prazo.

A receita bruta total do portfólio existente de 70 hotéis foi de aproximadamente US$ 1,3 bilhão em 2019, equivalente a um crescimento de 4% sobre a receita bruta total de US$ 27,9 bilhões do IHG. Pelo acordo, o IHG receberá ações de marketing, distribuição, tecnologia e outras taxas de maneira semelhante ao seu modelo de ativos leves existente.

A estrutura de taxas do IHG aumentará ao longo de um período até 2025, à medida que os hotéis se integrarem cada vez mais à plataforma do IHG. Até 2027, representando o quinto ano do contrato, a receita anual reconhecida no IHG. Espera-se que o negócio de taxas exceda US$ 40 milhões, com um valor amplamente semelhante reconhecido adicionalmente nas receitas do Fundo do Sistema.

Refletindo o investimento em integração, espera-se que o impacto líquido no lucro operacional do IHG dos segmentos reportáveis ​​seja modestamente negativo em 2022 e 2023. Espera-se que se torne positivo em 2024, antes de aumentar aumentou significativamente a partir de 2025 com o aumento final na estrutura de taxas e a mudança esperada no mix de canais de distribuição.


Leia também: