O que parecia ser um comportamento conservador revelou-se uma estratégia eficaz para voltar a receber grandes levas de turistas. Assim o Japão se preparou, durante o período mais recluso da pandemia, visando a uma retomada organizada e segura, sem retrocessos.

Em junho deste ano, o Japão liberou a entrada de 10 mil visitantes estrangeiros por dia, com a exigência de pacote de viagem com guia turístico adquirido por meio de agência japonesa. A partir de setembro, vigorou a exigência de pacote e/ou guia, com reservas de hotéis feitos por agência japonesa. E finalmente, em outubro, tais restrições foram suspensas: manteve-se apenas o visto de entrada, como sempre, e um certificado de três doses de vacinas reconhecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) ou teste negativo para Covid-19 realizado 72 horas antes do embarque.

Ski resort Shiga Kogen, província de Nagano
Foto: Tetyana Dotsenko/ Shutterstock.com

Considerando a eficácia da retomada gradual e a necessidade de implementar medidas de reforço à economia japonesa, o Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) publicou, no final de outubro, um documento intitulado Pacote para a plena recuperação do turismo receptivo – Abra o Tesouro do Japão! Quatro pilares sustentam a estratégia do governo japonês:

  1. Proporcionar experiências especiais, como atividades únicas e/ou por tempo limitado. Por exemplo, a abertura de áreas especiais do Castelo de Himeji, considerado patrimônio mundial, e do templo de cinco andares Myo-in, em Hiroshima.
  2. Proporcionar novas vivências, aproveitando os encantos da natureza e promover novos conteúdos em turismo de aventura e parques nacionais, entre outros. Por exemplo, o evento noturno Kamuy Lumina no Parque Nacional Akan Mashu e a inauguração de um hotel de luxo voltado para prática de esqui, ambos na província de Hokkaido.
  3. Promover eventos para atrair visitantes para o turismo de artes, esportes e parques temáticos. Por exemplo, em 2025 acontecem a Expo 2025 em Osaka, o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio e a Setouchi Triennale (festival trienal internacional de arte de Setouchi) na ilha de Naoshima.
  1. Realizar promoções estratégicas que comuniquem o relançamento do turismo japonês por meios de comunicação, incluindo redes sociais.
Atração noturna Kamuy Lumina, no parque Akan Mashu, província de Hokkaido.
Fotos: Kamuy Lumina, Moment Factory

A meta do programa Abra o Tesouro do Japão é trazer de volta os turistas ao país e gerar, o quanto antes, mais de 5 trilhões de ienes com o consumo anual no turismo. Em 2019 o setor gerou 4,8 trilhões de ienes. Estima-se que até 2025 os números do turismo voltem aos patamares anteriores à pandemia, quando o Japão era o 11º país mais visitado do mundo.


Desenvolver um turismo sustentável é uma das orientações do plano japonês. As ações envolvem vários órgãos e ministérios como o Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT), agências de cultura, Ministério da Agricultura (MAFF), Gabinete do Governo, Ministério do Meio Ambiente (MOE), Ministério das Relações Exteriores (MOFA) entre outros.


Japão: país número 1 na recuperação do turismo


Em maio deste ano, o Fórum Econômico Mundial (WEF) realizado em Davos, na Suíça, publicou o relatório Travel & Tourism Development Index 2021 (TTDI) que classificou 117 países conforme fatores e políticas de influência no desenvolvimento do turismo pós-pandemia, de modo a contribuir com uma recuperação econômica sustentável. O Japão se classificou em primeiro lugar no ranking mundial, se destacando em critérios como dispor de excelente infraestrutura de turismo, trens e aeroportos de fácil acesso, por ter cidades de natureza global e por manter muitos patrimônios culturais reconhecidos pela UNESCO, entre outros fatores.

O relatório TTDI reflete os conceitos atuais do desenvolvimento do setor de turismo e viagens, incluindo o impacto da sustentabilidade e resiliência no seu crescimento. O documento foi elaborado para destacar o papel do setor no desenvolvimento econômico e social mais amplo, assim como sublinhar a necessidade de colaboração dos stakeholders para mitigar os impactos da pandemia, atuar na recuperação e lidar com futuros riscos e desafios. Assim, esta edição do TTDI, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, adotou como tema A Reconstrução para um Futuro Sustentável e Resiliente, abordagem priorizada nos planos do governo do Japão.

Incentivo ao turismo doméstico

Medidas de adaptação à nova dinâmica de mercado imposta pela pandemia foram citadas pelo Travel & Tourism Development Index 2021 (TTDI). Em 11 de outubro o governo japonês lançou um programa de incentivo ao turismo doméstico denominado Programa de Descontos do Turismo Nacional. Reservado para turistas residentes no Japão apenas, o programa oferece descontos nos pacotes de acomodação e transporte no valor de até oito mil ienes (aproximadamente 55 dólares) por noite, e nas compras de sete a vinte dólares por noite. Os descontos são adquiridos em agências de viagens até enquanto durar o limite da verba disponibilizada.

Estatísticas do turismo no Japão

SOBRE REGRAS DE ENTRADA NO JAPÃO

Recentemente o governo japonês retirou a maior parte das restrições adotadas durante a pandemia da Covid-19. Não é mais necessário comprar pacotes ou contratar guias turísticos. Ainda assim, é importante que o viajante brasileiro observe os seguintes requisitos:

  1. Solicitar o visto no Consulado do Japão a partir de três meses antes da viagem. Por sua vez, quando emitido, o visto no passaporte permitirá a entrada no Japão no período de três meses após sua emissão.
  2. Apresentar certificado de vacinação com três doses de vacinas aceitas pela Organização Mundial de Saúde – OMS ou certificado de resultado negativo para teste de Covid-19 realizado 72 horas antes do embarque.
    A quarentena ou isolamento social só será necessário se o viajante estiver com suspeita de contaminação pelo Coronavírus.

● Link para o Ministério de Relações Exteriores do Japão (MOFA) sobre as regras de entrada no país (em inglês)
● Link para o Ministério de Saúde, Trabalho e Previdência do Japão (MHLW) sobre as vacinas aceitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)
● Link para o Ministério de Saúde, Trabalho e Previdência do Japão (MHLW) sobre o certificado de resultado negativo para Covid-19


Leia também: Nova etapa de reabertura: Japão facilita regras para a entrada de estrangeiros