A Assist Card destaca que o índice de assistências por malas perdidas ou extraviadas em voos internacionais cresceu cerca de 444% de janeiro a novembro de 2022, comparado com o mesmo período de 2021. A Europa lidera os pedidos de assistência, com mais de 40%. A América do Sul (30%) e os Estados Unidos (22%) vêm a seguir.

Segundo Alexandre Camargo, country manager da Assist Card no Brasil, a empresa criou um serviço exclusivo para localizar bagagens perdidas para não depender 100% das companhias aéreas. “Criamos o Find My Bag, um produto que já está incluído nas apólices sem nenhum custo adicional e que nos permite recuperar 97% de malas perdidas em até 96 horas.”

O primeiro passo para iniciar o processo de recuperação de bagagens é abrir imediatamente a ocorrência junto à companhia aérea. Ao abrir a reclamação, será fornecido um protocolo conhecido como PIR. Este número deve ser informado para a Assist Card no máximo até 24 horas após a perda da bagagem. Somente com o PIR é possível iniciar o processo de busca.

Mesmo com o alto índice de eficiência na recuperação das malas, chegar ao exterior sem a bagagem gera estresse e preocupação. Por isso, além da contratação de um seguro-viagem com o Find My Bag, a Assist Card recomenda que o passageiro leve uma bagagem de mão, com roupas, medicamentos e outros itens pessoais, até que a bagagem possa ser recuperada.


Leia também: Assist Card anuncia Black Friday até 30 de novembro, com 50% de desconto