BRL - Moeda brasileira
EUR
6,43
USD
5,46

Emirates opera voo de demonstração com combustí­vel 100% SAF

A Emirates realizou seu primeiro voo de demonstração com uma aeronave Boeing 777-300ER, usando combustível de aviação 100% sustentável (100% SAF) em um de seus motores. O voo decolou do aeroporto internacional de Dubai (DXB) e foi comandado pelo Capitão Fali Vajifdar e Capitão Khalid Nasser Akram, sobrevoando a costa de Dubai por mais de uma hora.

O voo de demonstração com SAF tem um significado especial, pois os Emirados Árabes Unidos declararam 2023 o “Ano da Sustentabilidade” para reforçar o seu compromisso com a busca por soluções inovadoras para desafios como energia, mudança climática e outras questões relacionadas à sustentabilidade. O voo apoia os esforços coletivos do setor para permitir voos com 100% SAF e ajudar a promover os objetivos de sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos.

O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Oriente Médio e Norte da África com 100% SAF, apoia o trabalho mais amplo de redução das emissões de CO2 do ciclo de vida, enquanto o setor busca aumentar o uso de SAF. Os voos também ajudarão a ajustar futuras demonstrações de SAF e apoiarão a certificação futura, com a aprovação de 100% SAF drop-in para aeronaves.

Adel Al Redha, diretor de Operações da Emirates, disse: “Foi uma longa jornada até finalmente vermos este voo de demonstração decolar com 100% SAF. A Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros do mundo a operar uma aeronave Boeing 777 com motor GE 100% SAF. Essas iniciativas contribuem significativamente para o conhecimento do setor sobre SAF e fornecem dados para demonstrar o uso de misturas com níveis maiores de SAF para futuras aprovações regulatórias.”

Emirates apoia iniciativas que ajudam a minimizar suas emissões de CO2

A Emirates apoia iniciativas que ajudam a minimizar suas emissões de CO2. A companhia aérea já fez grandes avanços em eficiência e conservação de combustível, além de avanços operacionais em suas atividades. A companhia aérea também apoia o compromisso coletivo da Iata de atingir zero emissão líquida até 2050 e explora oportunidades para aumentar a eficiência energética do combustível e uso de SAF, combustíveis de aviação com menor pegada de carbono (LCAF) e energia renovável.

A companhia aérea já administra um programa abrangente de eficiência de combustível que investiga e implementa ativamente maneiras de reduzir a queima e as emissões desnecessárias de combustível, sempre que operacionalmente viável. Algumas das iniciativas mais importantes do programa incluem a operação de “pistas flexíveis”, ou rotas flexíveis, uma parceria com provedores de serviços de navegação aérea para criar o plano de voo mais eficiente para cada voo.

Esses trabalhos estão em andamento desde 2003, e a Emirates tem trabalhado com a IATA para estender esse sistema de rotas em todo o mundo como um procedimento operacional padrão sempre que possível.

O primeiro voo da Emirates com SAF misturado com combustível de aviação foi em 2017, que decolou do aeroporto O’Hare em Chicago usando uma aeronave Boeing 777. A companhia aérea recebeu sua primeira aeronave A380 com motor SAF em 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo naquele mesmo ano.


Leia também: Emirates conclui testes de motor em solo com combustível de aviação 100% sustentável

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS