A Emirates realizou seu primeiro voo de demonstração com uma aeronave Boeing 777-300ER, usando combustível de aviação 100% sustentável (100% SAF) em um de seus motores. O voo decolou do aeroporto internacional de Dubai (DXB) e foi comandado pelo Capitão Fali Vajifdar e Capitão Khalid Nasser Akram, sobrevoando a costa de Dubai por mais de uma hora.

O voo de demonstração com SAF tem um significado especial, pois os Emirados Árabes Unidos declararam 2023 o “Ano da Sustentabilidade” para reforçar o seu compromisso com a busca por soluções inovadoras para desafios como energia, mudança climática e outras questões relacionadas à sustentabilidade. O voo apoia os esforços coletivos do setor para permitir voos com 100% SAF e ajudar a promover os objetivos de sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos.

O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Oriente Médio e Norte da África com 100% SAF, apoia o trabalho mais amplo de redução das emissões de CO2 do ciclo de vida, enquanto o setor busca aumentar o uso de SAF. Os voos também ajudarão a ajustar futuras demonstrações de SAF e apoiarão a certificação futura, com a aprovação de 100% SAF drop-in para aeronaves.

Adel Al Redha, diretor de Operações da Emirates, disse: “Foi uma longa jornada até finalmente vermos este voo de demonstração decolar com 100% SAF. A Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros do mundo a operar uma aeronave Boeing 777 com motor GE 100% SAF. Essas iniciativas contribuem significativamente para o conhecimento do setor sobre SAF e fornecem dados para demonstrar o uso de misturas com níveis maiores de SAF para futuras aprovações regulatórias.”

Emirates apoia iniciativas que ajudam a minimizar suas emissões de CO2

A Emirates apoia iniciativas que ajudam a minimizar suas emissões de CO2. A companhia aérea já fez grandes avanços em eficiência e conservação de combustível, além de avanços operacionais em suas atividades. A companhia aérea também apoia o compromisso coletivo da Iata de atingir zero emissão líquida até 2050 e explora oportunidades para aumentar a eficiência energética do combustível e uso de SAF, combustíveis de aviação com menor pegada de carbono (LCAF) e energia renovável.

A companhia aérea já administra um programa abrangente de eficiência de combustível que investiga e implementa ativamente maneiras de reduzir a queima e as emissões desnecessárias de combustível, sempre que operacionalmente viável. Algumas das iniciativas mais importantes do programa incluem a operação de “pistas flexíveis”, ou rotas flexíveis, uma parceria com provedores de serviços de navegação aérea para criar o plano de voo mais eficiente para cada voo.

Esses trabalhos estão em andamento desde 2003, e a Emirates tem trabalhado com a IATA para estender esse sistema de rotas em todo o mundo como um procedimento operacional padrão sempre que possível.

O primeiro voo da Emirates com SAF misturado com combustível de aviação foi em 2017, que decolou do aeroporto O’Hare em Chicago usando uma aeronave Boeing 777. A companhia aérea recebeu sua primeira aeronave A380 com motor SAF em 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo naquele mesmo ano.


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