A abertura oficial do Carnaval 2023 abriu alas para os desfiles das escolas de samba da série Ouro, na sexta-feira (17), no Sambódromo. O maior evento de atração turística do Estado já movimenta, foliões, turistas e visitantes no maior espetáculo a céu aberto do planeta. Nas áreas de acesso e serviço do Sambódromo, em especial nos setores três e nove, estão fixados os painéis da nova campanha publicitária, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Setur-RJ.

Lá, o público pode conferir as peças, que focam na atração de turistas para as diversas cidades do interior do Estado. A ideia é estimular o viajante, que vem passar o período da folia, a conhecer outros destinos e belezas singulares que vão do mar à serra, em diversas épocas do ano, nas 12 regiões turísticas, que compõem o Estado.

“O Carnaval é o maior evento do turismo do Rio de Janeiro. Estamos muito felizes com os dados de ocupação, que já mostram 100% da rede hoteleira de luxo ocupada e mais de 90% de ocupação na capital, podendo chegar aos 100% até a abertura dos desfiles do Grupo Especial. A folia tem uma arrecadação expressiva, fazendo girar a roda econômica do Estado”, ressalta o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

A identidade visual do espaço destinado ao Governo do Estado, no setor nove, reproduz a imersão instagramável do projeto Verão #tônoRio, que possui um estande fixo em Copacabana e outro itinerante, neste momento, percorrendo as principais cidades litorâneas no Estado.

Este final de semana, o estande itinerante do #tônoRio está em Arraial do Cabo, cidade que bateu recorde de ocupação hoteleira para o período com 100% dos quartos ocupados, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-RJ). Na próxima semana, o projeto chega à Cabo Frio, finalizando com chave de ouro o período da folia por lá.

Ainda na parte interna do setor nove, há dois painéis de Led (com três metros de largura cada), onde estão sendo exibidas imagens de campanhas de conscientização e divulgação dos destinos turísticos do RJ. O painel conta com um código QR, em tempo real, para que os visitantes possam acessar o portal oficial do Turismo do estado e conhecer os diversos atrativos das regiões turísticas.

Ocupação Hoteleira deve chegar a 100% na capital

Na manhã da última sexta (17), a Abih-RJ e HotéisRIO divulgaram a pesquisa de ocupação hoteleira no feriado de Carnaval 2023. Segundo o HotéisRIO, a rede hoteleira do município do Rio de Janeiro registrou uma média de 91,52% dos quartos reservados no período de 18 a 21 de fevereiro. A região de Ipanema/ Leblon foi a mais procurada, com 95,88%, seguida por Flamengo/ Botafogo, com 91,91%, Leme/ Copacabana (91,19%), Barra da Tijuca/ São Conrado (91,04%) e Centro (90,49%).

Interior do estado

De acordo com a Abih-RJ, a rede hoteleira no interior do estado registrou uma média de 92,65% dos quartos reservados no período de 18 a 22 de fevereiro. Arraial do Cabo lidera, com 100%, seguido de perto por Miguel Pereira, com 99,30%; logo após vem o município de Angra dos Reis, com 96,01%, seguido por Rio das Ostras (95,30%), praticamente empatado com Cabo Frio (95,20%); depois estão Armação dos Búzios (94,20%), Itatiaia/ Penedo (92,10%), Nova Friburgo (90,20%), Teresópolis (89,80%), Paraty (89,70%), Valença/ Conservatória (89,30%), Vassouras (89,20%) e Petrópolis e Macaé, empatados com 88,40%.


Leia também: Projeto “Verão #tônoRio” chega a Mangaratiba