Norwegian Cruise Line Holdings divulgou hoje os resultados financeiros do quarto trimestre e ano completo encerrado em 31 de dezembro de 2022 e forneceu orientação para o primeiro trimestre e ano completo de 2023.

Destaques do quarto trimestre 2022

  • Receita total de $ 1,5 bilhão, perda líquida Gaap de $ (482,5) milhões ou LPA de $ (1,14), Perda líquida ajustada de $ (439,7) milhões ou LPA ajustado de $ (1,04) e Ebitda ajustado de $ (41,4) ) milhões.
  • Melhoria sequencial de ocupação para aproximadamente 87% no trimestre, consistente com a orientação.
  • A receita total por Passenger Cruise Day (diária por passageiro) superou as expectativas, aumentando aproximadamente 23% conforme relatado e 24% em moeda constante, em comparação com o mesmo período de 2019.
  • O caixa líquido gerado pelas atividades operacionais foi de aproximadamente US$ 237 milhões. Atingiu um fluxo de caixa livre ajustado positivo de aproximadamente US$ 71 milhões, alcançando outro marco financeiro importante pós-pandemia.

Panorama 2023

  • Entrou no ano com uma posição recorde de reservas e com preços mais altos.
  • A demanda da temporada WAVE tem sido muito forte com as marcas da empresa registrando lançamentos recordes para ofertas WAVE sendo os meses de maior reserva como nunca antes registrados, novembro de 2022 e janeiro de 2023.
  • Espera-se que a ocupação média seja de aproximadamente 100% no primeiro trimestre e esteja a caminho de atingir níveis históricos no segundo trimestre.
  • Espera-se que a capacidade aumente aproximadamente 19% em relação a 2019, incluindo a entrega de três novos navios em 2023: Vista da Oceania Cruises, Norwegian Viva e Seven Seas Grandeur da Regent..
  • A diária líquida deve aumentar na faixa de 8,75 a 10,25% conforme relatado e 9,00 a 10,50% em moeda constante em relação a 2019. O rendimento líquido deve aumentar na faixa de 4,75 a 6,25% conforme relatado e 5,00 para 6,50% em moeda constante em relação a 2019.
  • A empresa está realizando uma ampla e contínua iniciativa de aumento de margem e tomou várias medidas nos últimos meses para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e maximizar as oportunidades de geração de receita, continuando a oferecer valor aos seus hóspedes. Como parte dessa iniciativa, espera-se que os esforços de eficiência operacional e redução de custos resultem em uma redução de quase 15% nos custos líquidos ajustados de cruzeiros, excluindo combustível por dia de capacidade, para o ano de 2023 em comparação com o segundo semestre de 2022.
  • Espera-se que o EBITDA ajustado esteja na faixa de US$ 1,8 a US$ 1,95 bilhão

“2022 foi um ano agitado, pois concluímos com sucesso nossa Grande Volta à Navegação que se estendeu por quase um ano, recebemos nosso mais novo navio Norwegian Prima em nossa frota de classe mundial e alcançamos vários marcos importantes em nossa recuperação financeira pós-pandemia”, disse Frank Del Rio, presidente e diretor executivo da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd.

“Agora estamos totalmente focados no futuro e estamos tomando ações deliberadas e estratégicas para melhor posicionar a empresa para seu próximo capítulo, que inclui um perfil de crescimento líder do setor, representando aproximadamente 50% de crescimento da capacidade ao longo de 2019.”

“Nossas três marcas premiadas continuam identificadas com hóspedes leais e novos hóspedes, como evidenciado por nossas fortes pontuações de satisfação do hóspede e os inúmeros recordes de reservas que alcançamos nos últimos meses, e estamos entusiasmados em oferecer experiências de férias memoráveis para quase três milhões de passageiros que esperamos receber a bordo em 2023. Continuamos a buscar todas as oportunidades para capitalizar a demanda saudável que estamos enfrentando, especialmente durante esta importante temporada de WAVE”, continuou Del Rio.

A Empresa continuou sua aceleração gradual no quarto trimestre, alcançando uma ocupação de aproximadamente 87%, consistente com as expectativas anteriormente delineadas e com a diferença em relação aos níveis de 2019 continuando a diminuir sequencialmente. A ocupação deve atingir uma média de aproximadamente 100% no primeiro trimestre de 2023 e alcançar níveis históricos de ocupação no segundo trimestre de 2023. No ano de 2023, a ocupação deve atingir aproximadamente 103,5%, parcialmente impactada por um primeiro trimestre mais baixo devido à intensificação em fases das viagens.

Atualização de negócios e operações

O forte preço dos bilhetes e a geração de receita a bordo resultaram em uma receita total melhor do que o esperado por dia de cruzeiro de passageiros, que aumentou aproximadamente 23% conforme relatado e aproximadamente 24% em moeda constante no quarto trimestre de 2022 em relação a 2019.

O caixa líquido gerado pelas atividades operacionais foi de aproximadamente US$ 237 milhões e a empresa atingiu outro ponto de inflexão financeira significativo ao gerar fluxo de caixa livre ajustado positivo de aproximadamente US$ 71 milhões no quarto trimestre de 2022.

Com o aumento gradual de ocupação agora quase concluído, a empresa está realizando uma ampla e contínua iniciativa de melhoria de margem, focada em maximizar as oportunidades de receita e dimensionar corretamente sua base de custos, a fim de fortalecer a base para um crescimento lucrativo e sustentado.

Ambiente de reserva e Perspectivas

A Companhia entrou no ano com uma posição acumulada recorde de aproximadamente 62% para o ano de 2023, em linha com as expectativas previamente delineadas e dentro da faixa ideal de 60 a 65% da Companhia, e a preços mais altos do que 2019 em um momento semelhante no tempo.

Os volumes de reservas aceleraram nos últimos meses, impulsionados pela forte demanda da temporada WAVE. As marcas da empresa alcançaram vários recordes de reservas nos últimos meses, incluindo na Norwegian Cruise Line, que atingiu um mês recorde de reservas em novembro, impulsionado pelo Black Friday e Cyber Monday, que foi superado posteriormente em janeiro de 2023.

Como resultado, a posição acumulada para todo o ano de 2023 está à frente dos níveis de 2019, incluindo o aumento de aproximadamente 19% na capacidade da empresa, com preços continuamente mais altos. Os volumes líquidos de reservas continuam no ritmo necessário para atingir níveis históricos de ocupação para o segundo trimestre de 2023 e além.

Em 31 de dezembro de 2022, o saldo de vendas antecipadas de bilhetes da empresa, incluindo a parcela de longo prazo, era de US$ 2,7 bilhões, aproximadamente 9% acima do trimestre anterior e aproximadamente 30% acima do final do ano de 2019. Isso inclui aproximadamente US$ 144 milhões de FCCs ou aproximadamente 5% do saldo total do depósito. Aproximadamente 40% do saldo pendente da FCC foi aplicado em viagens futuras.

Plano de Liquidez e Recuperação Financeira

A Companhia continua priorizando o aumento da liquidez e flexibilidade financeira no ambiente atual, ao mesmo tempo em que busca oportunidades para otimizar seu balanço e reduzir a alavancagem. Em 31 de dezembro de 2022, a posição de dívida total da empresa era de US$ 13,6 bilhões e a liquidez da empresa era de aproximadamente US$ 1,9 bilhão, consistindo em caixa e equivalentes de caixa de US$ 947 milhões e um compromisso não sacado de US$ 1 bilhão.

A Companhia tomou as seguintes medidas adicionais para melhorar seu perfil de liquidez e flexibilidade financeira desde o final do terceiro trimestre:

  • Em dezembro de 2022, a Empresa alterou sua Linha de Crédito Operacional, consistindo em sua linha de crédito rotativo com garantia sênior e linha de empréstimo com prazo garantido sênior, e estendeu US$ 1,4 bilhão por um ano até janeiro de 2025.
  • Em dezembro de 2022, a Companhia alterou suas linhas de empréstimo lastreadas em crédito à exportação para alterar, entre outras coisas, certas avenças financeiras relacionadas à dívida líquida para capitalização, liquidez livre e EBITDA consolidado para serviço da dívida consolidada.
  • Em fevereiro de 2023, a Companhia emitiu US$ 600 milhões do valor principal agregado de notas seniores garantidas de 8,375% com vencimento em 2028 em uma transação de refinanciamento. Os recursos dessa oferta foram usados para pagar integralmente os empréstimos a prazo pendentes em sua Linha de Crédito Operacional que, de outra forma, venceriam em janeiro de 2024
  • Em fevereiro de 2023, a Empresa alterou seu compromisso não sacado de US$ 1 bilhão. Como parte da alteração e para fornecer à Empresa a opção de estender o compromisso pelo segundo ano, a Empresa emitiu US$ 250 milhões em notas seniores garantidas de 9,75% com vencimento em 2028. Ao mesmo tempo, a Empresa revisou o compromisso de reduzir o valor para $ 650 milhões, que estará disponível até fevereiro de 2024 com uma opção, à escolha da empresa, para estender até fevereiro de 2025. A empresa atualmente não pretende sacar os $ 650 milhões restantes sob o compromisso. No total, a combinação dessas duas ações fornece à empresa aproximadamente US$ 900 milhões em liquidez.
  • Em fevereiro de 2023, a Empresa firmou um compromisso de proteção não garantido e não sacado de US$ 300 milhões para aprimorar ainda mais seu perfil de liquidez futura. A linha de crédito estará disponível para saque a partir de 4 de outubro de 2023 até 2 de janeiro de 2024 e fornece financiamento comprometido de apoio para refinanciar até US$ 300 milhões de valores pendentes sob a Linha de Crédito Operacional.

Continuamos a progredir para retomar nosso histórico de obtenção de resultados financeiros consistentemente melhores ano após ano”, disse Mark A. Kempa, vice-presidente executivo e diretor Financeiro da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. “Continuamos firmes em nosso compromisso para entregar valor para todas as nossas partes interessadas. Estamos focados em identificar novas e incrementadas oportunidades para reforçar nossa base sólida e nos tornar uma organização ainda mais forte e ágil, enquanto continuamos a oferecer experiências de férias inigualáveis para nossos valiosos hóspedes”.

Resultados do quarto trimestre de 2022

O prejuízo líquido Gaap foi de $(482,5) milhões ou LPA de $(1,14) em comparação com o prejuízo líquido de $(1,6) bilhão ou LPA de $(4,01) no ano anterior. A empresa relatou perda líquida ajustada de $ (439,7) milhões ou LPA ajustado de $ (1,04) em 2022. Isso se compara à perda líquida ajustada e LPA ajustado de $ (765,0) milhões e $ (1,95), respectivamente, em 2021. Receita aumentou para US$ 1,5 bilhão em comparação com US$ 487,4 milhões no quarto trimestre de 2021 devido ao aumento gradual das viagens de cruzeiro.

A despesa operacional total de cruzeiros aumentou em 2022 em comparação com 2021, devido à retomada contínua das viagens, o que resultou em maior folha de pagamento, combustível e custos variáveis diretos de navios em plena operação, em comparação com o ano anterior, quando apenas 16 navios retornaram ao serviço. Os custos também foram impactados pelas pressões inflacionárias.

O preço do combustível por tonelada métrica, líquido de hedges, aumentou para $ 755 de $ 737 em 2021. A empresa relatou despesas com combustível de $ 183 milhões no período.

As despesas com juros, líquidas, foram de $ 177 milhões em 2022, em comparação com $ 950 milhões em 2021. As despesas com juros no ano anterior incluíram perdas na extinção de dívidas e custos de modificação de dívidas de $ 771,6 milhões relacionados à recompra de certas notas cambiais.

Outras receitas (despesas), líquidas foram despesas de $ (24) milhões em 2022 em comparação com receitas de $ 66,5 milhões em 2021. Em 2022, as despesas se relacionaram principalmente a perdas de mensurações de moeda estrangeira.

Resultado do ano completo de 2022

O prejuízo líquido Gaap foi de US$ (2,3) bilhões ou LPA de US$ (5,41) em comparação com um prejuízo líquido de US$ (4,5) bilhões ou LPA de US$ (12,33) no ano anterior. A empresa relatou perda líquida ajustada de $ (1,9) bilhão ou LPA ajustado de $ (4,64) em 2022. Isso se compara à perda líquida ajustada e LPA ajustado de $ (2,9) bilhões e $ (8,07), respectivamente, em 2021.

Além de anunciar os resultados do quarto trimestre e do ano de 2022, a Empresa também forneceu orientações para o primeiro trimestre e o ano de 2023, juntamente com as respectivas sensibilidades. A Companhia não fornece certos resultados futuros estimados em uma base GAAP porque a Companhia é incapaz de prever, com razoável certeza, o movimento futuro das taxas de câmbio ou o impacto futuro de certos ganhos e encargos.

Esses itens são incertos e dependerão de vários fatores, incluindo condições do setor, e podem ser relevantes para os resultados da empresa calculados de acordo com o Gaap. A Empresa não forneceu conciliação contábil entre a orientação da Empresa para 2023 e as medidas GAAP mais diretamente comparáveis porque seria muito difícil preparar uma conciliação quantitativa confiável de US GAAP sem esforço excessivo.

Combustível

Em 31 de dezembro de 2022, a Companhia havia coberto aproximadamente 50% de suas toneladas métricas projetadas totais de consumo de combustível para todo o ano de 2023. Despesas de capital

As despesas de capital não novas para o quarto trimestre de 2022 foram de US$ 89 milhões. Os gastos de capital previstos para não novas despesas para o ano de 2023 devem ser de aproximadamente US$ 450 milhões, incluindo aproximadamente US$ 115 milhões no primeiro trimestre} Os gastos de capital relacionados às novas, líquidos de financiamento de crédito à exportação, devem ser de aproximadamente US$ 0,5 bilhão, US$ 0,4 bilhão e US$ 0,7 bilhão para os anos completos encerrados em 31 de dezembro de 2023, 2024 e 2025, respectivamente. As despesas líquidas de capital relacionadas a novas para o primeiro trimestre de 2023 devem ser de aproximadamente US$ 130 milhões.

A Empresa modificou certos contratos de novas despesas existentes, o que resultou em um aumento nos custos dos contratos de navios de aproximadamente € 1,2 bilhão. Essas mudanças incluem a modificação e ampliação comunicadas anteriormente dos últimos quatro navios da Classe Prima, bem como modificações adicionais nos dois últimos navios desta classe para acomodar o uso de metanol verde como uma fonte alternativa de combustível no futuro.

Em comparação com os navios da Classe Prima, de primeira geração, essas mudanças resultarão em um aumento de aproximadamente 10% na arqueação bruta para o terceiro e quatro navios e um aumento de aproximadamente 20% na arqueação bruta para o quinto e sextos navios. Como resultado, as datas de entrega desses navios mudaram e a Empresa agora espera que um navio da Classe Prima de próxima geração seja entregue a cada ano de 2025 a 2028. A maior parte do aumento nos custos de construção de navios não é efetiva a menos que o financiamento seja garantido. A Companhia está atualmente em processo de obtenção de financiamento adicional apoiado por agência de crédito à exportação para cobrir os custos acima.

Atualizações da empresa e outros destaques de negócios:

Governança Social e Ambiental ESG

  • Novos contratos de construção modificados para os dois últimos navios da Classe Prima Plus para reconfigurar os navios para acomodar o uso de metanol verde como uma fonte alternativa de combustível no futuro. Embora modificações adicionais sejam necessárias no futuro para permitir totalmente o uso de metanol além do combustível marítimo tradicional nesses navios, isso reforça o compromisso da empresa com a descarbonização e representa um importante passo à frente na busca de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 .
  • Testes concluídos com sucesso de misturas de biocombustíveis em três navios adicionais, Norwegian Star, Norwegian Sun e Norwegian Epic. Todos os três navios foram testados com uma mistura de aproximadamente 30% de biocombustível e 70% de MGO, fornecida em colaboração com a World Fuel Services, bem como GoodFuels para Norwegian Sun e PRIO para Norwegian Star e Norwegian Epic.
  • A Norwegian Cruise Line anunciou o lançamento de seu primeiro Programa de Valorização Militar para reconhecer militares americanos ativos e aposentados e seus cônjuges, com experiências especiais a bordo, comodidades e descontos em tarifas de cruzeiro.

Atualizações de frota e marca

  • A Oceania Cruises anunciou o nome do segundo navio Allura Class com capacidade para 1.200 passageiros. Com inauguração prevista para 2025, o Allura é o oitavo navio da linha e será irmão do Vista, que zarpa em maio de 2023.
  • A Regent Seven Seas Cruises realizou a flutuação seu mais novo navio, o Seven Seas Grandeur, em janeiro de 2023, um importante marco na construção. O Seven Seas Grandeur navegará em novembro de 2023, realizando 18 viagens incríveis no Caribe e no Mediterrâneo.
  • Anunciou a criação da nova divisão “Experiences at Sea” que é a união da Sixthman Festivals at Sea, uma subsidiária da NCL, e Charters, Meetings and Incentives (“CM&I”) da empresa} A nova divisão se concentrará em atender os clientes corporativos, de incentivo e de afinidade da empresa em todas as três marcas.
  • A Oceania Cruises anunciou que aceleraria a estreia de seu novo navio Vista. O Vista estava com inauguração programada para 20 de maio de 2023, mas a demanda sem precedentes para a temporada inaugural do navio agora impulsionou a viagem inaugural em uma semana.

Outros destaques

A Norwegian Cruise Line Holdings anunciou mudanças organizacionais importantes no nível de liderança executiva sênior a partir de 1º de janeiro de 2023, como parte de seu robusto processo de planejamento de sucessão. Andrea DeMarco, ex-diretora de vendas e marketing da Regent Seven Seas Cruises, foi nomeada presidente da Regent Seven Seas Cruises e Frank A. Del Rio, ex-diretor de vendas e marketing da Oceania Cruises, foi nomeado presidente da Oceania Cruises.

Teleconferência

A empresa agendou uma teleconferência para terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, às 10h, horário do leste, para discutir os resultados do quarto trimestre e do ano inteiro de 2022 e fornecer uma atualização de negócios. Um link para o webcast ao vivo junto com uma apresentação de slides pode ser encontrado no site de relações com investidores da empresa em https://www.nclhltd.com/investors. Um replay da teleconferência também estará disponível no site por 30 dias após a teleconferência.


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