A Gol atingiu o Estágio 2 da certificação IEnvA (Iata Environmental Assessment, ou Avaliação Ambiental Iata), a comprovação de que o Sistema de Gestão Ambiental foi de fato implementado e validado, inclusive com o total envolvimento de sua governança. Concedido pela Iata, a declaração mais uma vez coloca a Gol em um seleto grupo de dez companhias aéreas mundiais titulares desse distintivo, sendo a única da América Latina a atingir os Estágios 1 e 2.

Em 2019 a Gol se inscreveu no sistema de responsabilidade ambiental, e em outubro de 2020 obteve a certificação do Estágio 1, que corroborou o desenvolvimento de uma política ambiental sólida e o estabelecimento de responsabilidades ambientais. Já a certificação do Estágio 2, foi concretizada em novembro de 2022, onde a Gol reavaliou um plano de ação que elencou 142 atividades necessárias à obtenção do novo certificado, ajustando prazos.

“Empenhada em se tornar uma referência em aviação sustentável no País, a Companhia é comprometida com o meio ambiente e, por isso, a adoção de práticas condizentes com esse pilar e marcadas pela transparência a faz avançar cada vez mais no que diz respeito à preservação ambiental, sendo ainda um diferencial competitivo”, afirma Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL.

Todo o trabalho para a obtenção da IEnvA Estágio 2 foi desenvolvido pelo setor de ESG da companhia aérea e seu Comitê Rota Sustentável, que dispõe de colaboradores provenientes de setores estratégicos que legitimam a transversalidade do pilar ambiental da cia aérea. O plano de ação envolveu reuniões periódicas, a criação de um planejamento estratégico e o treinamento de colaboradores, permitindo reportar à Iata as evidências para a certificação.

Para 2023, a Gol tem programados 12 encontros do Comitê Rota Sustentável, quatro reuniões estratégicas ambientais (a cada quadrimestre) e a realização da Semana do Meio Ambiente Gol, que acontecerá a partir de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.


Leia também: Gol fecha base em Fernando de Noronha (PE)