O Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA) selecionou a Sita para fornecer uma plataforma de gerenciamento de carbono para monitorar dados sobre emissões de carbono em todo o ambiente do aeroporto, ajudando a rastrear os principais indicadores de desempenho à medida que o aeroporto progride em direção à sua meta líquida zero de carbono.

A plataforma de gerenciamento de carbono da Sita, a ser totalmente implantada no verão de 2023, coletará e agregará dados sobre emissões de carbono de várias fontes dentro do aeroporto. Isso abrangerá as emissões dos escopos 1, 2 e 3 e incluirá dados de 29 parceiros de negócios participantes em toda a cadeia de valor do aeroporto, supervisionando serviços como manuseio em solo, manutenção de aeronaves, logística de carga aérea e catering.

A plataforma fornecerá visualizações precisas, claras e personalizáveis desses dados, permitindo à HKIA maior eficiência e precisão em seus esforços de relatórios de carbono. HKIA, o aeroporto mais movimentado do mundo para carga e um dos mais movimentados para o tráfego de passageiros, abriga um dos maiores terminais do mundo.

Em 2012, a Autoridade Aeroportuária de Hong Kong se comprometeu a tornar o HKIA o aeroporto mais verde do mundo, reforçando essa meta em 2021 com o anúncio de seu 2050 Net Zero Carbon Pledge, um compromisso de alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050, com uma meta intermediária de um 55% de redução absoluta de emissões até 2035 (com base em 2018).

A HKIA adotou uma abordagem de gerenciamento de carbono em todo o aeroporto, trabalhando em colaboração com parceiros de negócios para definir metas de redução de carbono e implementar medidas para acelerar a redução de carbono em todo o aeroporto. Embora o HKIA já possua um sistema de rastreamento de emissões online, ele não unifica os dados de emissões coletados das diversas fontes ativas no ambiente aeroportuário, exigindo processos manuais mais demorados.

A solução da SITA, apoiada pelo parceiro líder em tecnologia net-zero Envision Digital, agrega fluxos de dados de todo o ambiente do aeroporto e parceiros de negócios participantes e os consolida em um único painel personalizável. Permitindo o rastreamento de dados de emissões juntamente com os principais indicadores de desempenho para o Net Zero Carbon Pledge da HKIA, a interface do painel facilita o rastreamento do desempenho de carbono, fornecendo a granularidade para monitorar fontes de emissões individuais em relação a metas específicas. Ter todos os dados disponíveis em um só lugar ajuda a HKIA a alinhar seus relatórios de carbono aos padrões de medição do governo e da indústria, como ISO, e a cumprir o programa Airport Carbon Accreditation do Airports Council International, para o qual o mapeamento das emissões de gases de efeito estufa é fundamental.

“Nós estamos comprometidos em alcançar o HKIA 2050 Net Zero Carbon Pledge com nossos parceiros de negócios. O desenvolvimento deste novo Sistema de Gestão de Carbono fornecerá rastreamento abrangente e preciso das emissões de carbono em relação à meta de longo prazo para a AAHK e cada um de nossos parceiros de negócios comprometidos, e serve como base para relatórios transparentes”, disse Peter Lee, gerente geral de sustentabilidade da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong (AAHK).


Leia também: Hong Kong reabre fronteiras para turistas a partir de domingo (1)