Para promover a oferta turística e estimular o investimento internacional, a Promperu (Comissão de Promoção de Exportação e Turismo), órgão do governo peruano que faz parte do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, promoveu entre os dias 21 e 22 de março a Expo Peru Brasil 2023.

Em seu último dia, além do Fórum de Oportunidades de investimentos nos setores produtivos, turismo e infraestrutura, a segunda parte da programação foi totalmente dedicada a fomentar os diferentes destinos turísticos do Peru, com foco em promover o destino exuberante e diverso, apresentando suas diferentes rotas turísticas com opções tanto de lazer quanto de negócios.

Ricardo Limo, diretor de Promoção das Exportações da Promperu, destacou que o objetivo do segundo dia da Expo foi reforçar a diversidade turística do Peru. “Nosso país oferece diferentes tipos de territórios e paisagens, temos serra, selva e litoral, cada um com seu próprio clima e vivência. Temos mais de três mil festividades por ano, em que a música, a dança e os sabores são os protagonistas. O Peru é um destino que oferece uma infinidade de conexões diferentes. Nosso objetivo é compartilhar hoje nossa cultura e tradições, os instigando a visitá-la e vivencia-la”, destaca.

Na ocasião, o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio destacou que o principal objetivo é aprofundar cada vez mais as relações entre o Brasil e Peru, e o turismo é um dos temas de grande importância e destaque. Como prova disso, o país andino tem investido nas melhorias de suas malhas aéreas, fluviais e rodoviárias. A autoridade comemorou ainda o aumento dos voos diretos para a capital Lima, a exemplo do recém inaugurado partindo de Brasília.

O Brasil é um país muito parceiro do Peru quando o assunto é turismo, enviando todos os anos milhares de turistas ao país. Em 2022, com a diminuição da pandemia, os brasileiros retomaram suas viagens para o país, o que contabilizou aproximadamente 100 mil turistas recebidos no país andino.

Considerando um ranking das regiões que mais enviam turistas para o Peru: 70% são da região Sudeste, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro; 18% do Sul, com destaque para o Paraná e Santa Catarina; 5% Centro-Oeste e Nordeste, principalmente Brasil ia, Ceará e Bahia. Desses, 87% buscam por passeios culturais, 43% de natureza e 38% de aventura trekking, montanhismo, entre outros.

Durante o isolamento, o Peru realizou ajustes e capacitações em outros locais, como foco no turismo de negócios. Essa iniciativa possibilitou um novo centro de turismo de negócios no país, localizado na cidade de Iquitos.

Elva Yañez, sub-diretora de Turismo Receptivo da Promperu, apresentou os mais diferentes destinos turisticos do país, encantando a todos os presentes com as tantas opções e locais grandiosos que o Peru oferece. Elva ainda apresentou a Campanha de Turismo Peru Agora, que convida o viajante a desfrutar de experiências desde o extenso litoral peruano, às espetaculares paisagens andinas, além da exuberante região de selva amazônica. O objetivo é também mostrar que o país está pronto e retomando o turismo com toda a segurança e infraestrutura necessária para os amantes de viagens. O público-alvo da campanha são os turistas jovens e adultos formados por Millennials e Geração X (entre 25 e 54 anos).

O Fórum contou também com a presença de Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo; Marcelo Messias de Carvalho, Secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo do Estado do Acre; Elenice Zaparoli, diretora de Eventos de VISIT SÃO PAULO e Giovanna Jannuzzelli, diretora executiva da Associação Latino-Americana de gestão de eventos e viagens corporativas. Além da apresentação de Milagros Ochoa, especialista em Turismo da Promperu Brasil.

Entre o público participantes estavam 25 empresas do setor, entre elas, operadoras de turismo, hotéis e cruzeiros, produtos para o segmento do lazer e MICE – viagens de negócios, reuniões, incentivos, congressos e exposições – na busca em incentivar e divulgar as diversas regiões peruanas.


Leia também: Promperu celebra início da Peru Week com 50 profissionais do turismo