O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), em um trabalho conjunto com a Receita Federal, passou a permitir o fluxo de baldeação internacional de carga (transshipment), tornando possível o processamento de carga em trânsito internacional que utilizará o aeroporto como ponto de consolidação da América do Sul.

O novo serviço permite fazer todas as transferências de carga internacional com a possibilidade de troca para qualquer empresa aérea. Na prática, é uma conexão de voo imediada para a carga aérea procedentes do exterior.

O serviço já está disponível para operação, o armazenamento das cargas será feito em área segregada e autorizada pela Receita Federal. Os agentes interessados na operação devem solicitar autorização à Receita Federal. É disponível somente para empresas que exerçam a atividade de agente de carga no Brasil e estejam regularmente habilitadas para adotar o procedimento de Baldeação Internacional.

O fluxo de transbordo (transshipment) internacioal de carga potencializa a criação de rotas alternativas, sendo de extrema importância para fortalexer o com´rcio exterior no Brasil, e para que Viracopos continue a exercer uma posição de liderança nacional.

Atualmente, o Terminal de Carga (TECA) de Viracopos processa 40% de todas as cargas importadas no país pelo modal aéreo.


Leia também: Viracopos é finalista no ‘US Customer Experience Awards 2023