Chega ao fim a World Travel Market Latin America (WTM) nesta quarta-feira (5), no Expo Center Norte, em São Paulo. Daniel Valetti, diretor da WTM LA, faz balanço de encerramento ao lado de Bianca Pizzolito, gerente de Vendas da WTM. As expectativas anunciadas na abertura da feira foram alcançadas e já foi anunciada a data da próxima edição: 2,3 e 4 de abril de 2024.

A WTM bateu um número recorde de 623 expositores. De acordo com os dados coletados até o último momento, a feira contabilizou 36% a mais de visitantes, no comparativo com 2022. Ao todo, foram 15.994 visitantes únicos. O crescimento da área de tecnologia e novos expositores espelhou o aumento de espaço total.

Em termos de espaço vendido, o crescimento foi de 8%. A mudança da planta dos pavilhões para um formato mais retangular fez com que as pessoas andassem um pouco menos, apesar da feira continuar utilizando os dois pavilhões porém diferentes dos anteriores .

“É muito importante o momento em que nós estamos. Sinto que as pessoas estão ficando mais confortáveis em retomar suas viagens. Isso começou a refletir no nosso credenciamento e resultou no aumento significativo dos visitantes. Eu percebi que tiveram momentos que estava difícil de passar nos corredores. Isso é muito gratificante pois trabalhamos o ano inteiro pra isso e gostamos de ver que todo mundo está conseguindo pautas novas e conhecendo destinos novos”, destacou Daniel Valetti, diretor da WTM LA.

A WTM vem se tornando, a cada ano que passa, em um evento inteligente, agregando tecnologia e informação ao setor. A feira teve uma presença muito grande dos estados brasileiros, com destaque internacional para Egito, Israel, Irã e Itália. “A nossa ideia é trazer o mundo para a América Latina e levar a América Latina para o mundo”, reiterou.

Segundo Valetti, as feiras refletem os movimentos dos mercados e o foco da WTM sempre foi negócio. “Nós recebemos um feedback muito bom dos expositores, comemoramos os 10 anos da feira neste ano entregando a placa de celebração para os participantes. O que tenho falado para todos os nossos expositores é um muito obrigado e lembrando que, sem a indústria, o turismo não existiria”, concluiu.

Cerca de um terço do evento são destinos brasileiros, como é observado na planta e é visto um crescimento, especialmente, em destinos governamentais. O programa de caravanas da feira, “Agentes na Estrada”, trouxe quase 600 agentes neste ano.

Para a próxima edição de abril de 2024, a meta é avaliar aquilo que funcionou para entender os pontos que precisam ser melhorados. “Essa nova planta foi importante para saber como os expositores se sentiram em relação a isso. Conseguimos falar sobre turismo responsável, diversidade, nosso conteúdo foi muito bom nos teatros que sempre estavam lotados”, comentou Bianca Pizzolito, gerente de Vendas da WTM.