“Porto de Galinhas deve estar presente nas principais feiras do país”, afirma Mário Pilar, secretário de Turismo do Ipojuca. Dessa vez, não foi diferente. Pilar e Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau marcaram presença na WTM Latin America 2023 – feira de turismo que ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de abril, em São Paulo. Em entrevista ao Brasilturis Jornal, os representantes do destino contaram um pouco sobre dificuldades, lançamentos e expectativas.

O principal desafio de Porto de Galinhas atualmente se resume ao setor aéreo e o preço de suas tarifas, segundo Pilar. “Em janeiro, alcançamos 85% de de ocupação, o que para nós reflete uma alta temporada maravilhosa”, contrapõe Maroja, em entrevista ao Brasilturis Jornal. “No entanto, a baixa temporada está bem lenta, com praticamente todas as vendas em cima daora. Não é o ideal, mas tentamos fazer o melhor com o que temos”, pondera o presidente.

Maroja conta que, antes da pandemia, o destino chegava a marca de 30% de turistas internacionais. “Em 2020, chegamos a receber praticamente zero estrangeiros. Em 2021, registramos 5%, pois recebemos muitos brasileiros. Agora, estamos em cerca de 10% e almejando os 20%”, revela. “A maioria dos internacionais são outros sul-americanos, mas o forte mesmo são os brasileiros, em especial, as regiões sul, sudeste e centro-oeste”, complementa.

Para ampliar esses números, Pilar conta que estão lançando o roadshow Porto de Galinhas na Estrada. “Começaremos em São Paulo, com ações para agentes e cliente final, passando pelo Centro-Oeste, região Sul e até mesmo o resto da América do Sul. Serão 18 cidades, durando de maio até agosto. Entre elas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas, Rio Preto, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Goiânia”, lista o secretário.

Por fim, Pilar e Maroja revelam o que há de novo no destino. Além das tradicionais praias e atrativos, destacam-se dois novos restaurantes em alta e reforço na segurança, embora ressaltem que não há precedentes de acidentes ou incidentes com turistas. “Apesar de ser um destino calmo, estamos colocando câmeras de vigilância em praticamente toda a orla. Começou em Porto de Galinhas, agora em Muro Alto e vai até Maracaípe”, conta o presidente.

Foto: Matheus Alves

Leia também: PERNAMBUCO FORTALECE SETOR DE FEIRAS DE NEGÓCIOS