Estudo encomendado pelo Google e divulgado em março, mostra que cresceu em 10% o número de pessoas que desejam viajar em 2023. A pesquisa identifica ainda que o perfil desses viajantes é de jovens da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e idosos da geração Baby Boomers (nascidos entre 1940 e 1960).

O levantamento entrevistou mil brasileiros com idade a partir de 18 anos, que são viajantes habituais ou que pretendem viajar neste ano. Além disso, a análise apresentada também recebeu o complemento de insights coletos a partir das pesquisas feitas por brasileiros na ferramenta de busca do Google no Brasil. No estudo, a geração Z, que costuma representar 15% dos viajantes habituais, demonstrou um aumento de 13%. Os idosos também se destacaram, sendo que 7% são novos viajantes.

De acordo com Mitiko Okuma, proprietária da agência de viagens Art Turismo, essas tendências vão ao encontro do aumento sentido pela empresa. “Temos visto muitos jovens e senhores optando por criar boas lembranças em viagens em vez de gastar com bens materiais”, revela.

Comparando os destinos de maior desejo, a pesquisa aponta uma tendência de interesse pelo Nordeste brasileiro, com crescimento de nove pontos percentuais em relação a 2019; resorts e hotéis fazendas, com aumento de seis pontos percentuais; e cidades brasileiras com ecoturismo, com quatro pontos percentuais a mais.

O estudo ainda revela que o brasileiro está à procura de viagens mais curtas e em distâncias menores. Nos primeiros meses do ano, as consultas por viagens de três dias cresceram 130% em relação ao mesmo período de 2022. No mesmo período, também
cresceram 156% as buscas por rotas de até 250 km. Por outro lado, rotas com mais de 3.500 km caíram 77%.

Foto destaque: Divulgação


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