Entre os conteúdos da programação do Fórum de Turismo 60+ – evento sobre turismo na terceira idade que aconteceu nesta quarta-feira (19) no Hotel Internacional São Paulo – o painel “Empreendedores 60+: Motivações e Inspirações” contou com grandes expectativas do trade. Com a participação de quatro importantes figuras do empreendedorismo brasileiro – incluindo Luiza Trajano, presidente do Conselho Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil (GMDB) – o painel deu espaço para dicas e histórias de vida de cada um dos palestrantes.

Os três convidados a debater foram: Luiza Trajano e Sônia Hess, vice-presidente do GMDB e criadora do fundo de microcrédito “Dona de Mim”, e Carlos Prado, fundador da Tour House, escritor e co-criador do Movimento Supera Turismo. O painel contou com a mediação de Horácio Neves, editor, escritor e consultor de turismo, que também foi o fundador do Brasilturis Jornal.

Empreendedor 60+
Foto: Gregory Grigoragi

Neves abriu o painel falando sobre o Fórum de Turismo 60+. “Eventos como esse são extremamente importantes para aprimorar o que já está sendo realizado, criarem novas experiências e se adaptarem às novas demandas dos viajantes”, afirma. “Fico muito lisonjeado por ter sido chamado para ouvir as experiências de três pessoas que fazem parte da história desse país e que também se encaixam nesse público”, complementa Neves.

“No mundo inteiro, os +60 estão sendo chamados de brilhantes, pois estão reconhecendo o potencial dessa parte da vida”, alega Luiza. “Antigamente, essa idade era ponto para sair dos conselhos das empresas. Hoje, estamos revendo isso, valorizando a experiência e conhecimentos acumulados em tantos anos de vida, em especial, com o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas”, acrescenta.

Em linha com essa tendência, o público turístico 60+ está crescendo e se diversificando. “É essencial conhecer muito bem o seu passageiro, visto que pessoas de 60, 70, 80 em diante possuem diferentes necessidades. Esse conhecimento garante maior assertividade na hora de vender seu produto ou serviço. É um mercado grande, valioso e com enorme potencial, considerando a janela demográfica, mas também bastante diverso, o que exige especial atenção”, explica Prado.

Para isso, Sonia dá destaque para a importância da promoção do Brasil. “Precisamos amar mais o nosso país e transformá-lo num lugar melhor para todos. Acredito que um dos melhores caminhos para isso é por meio do desenvolvimento do turismo. Para tal, deveríamos ter o melhor departamento de Marketing do mundo, pois atualmente o Brasil ainda se vende muito mal”, complementa.

No que diz respeito às empresas turísticas, Luiza dá algumas dicas. “Vejo que existem apenas duas coisas que fazem a diferença atualmente: inovação e atendimento. É necessário estar sempre inovando, por exemplo, garantindo formas práticas de contato com o cliente. É impossível estar fora do digital, pois se trata de uma cultura de gestão que simplificou toda a cadeia”, explica. “Ainda assim, é importante dizer que as lojas físicas não vão desaparecer e isso também vale para os agentes de viagens”, completa Luiza.

“Sou apaixonada por turismo. Meu sonho é que vocês do trade turístico firmem parcerias e uniões e realizem associações e grandes eventos para fomentar esse setor que sustenta o país. Afinal, o turismo é uma fonte de renda muito grande para milhões de brasileiros e está até mesmo salvando países em crise”, finaliza.

Foto: Gregory Grigoragi


Leia também: Veja fotos do período da manhã do Fórum 60+