Segundo dados da plataforma Statista, Curitiba é o terceiro principal destino para as viagens de negócios no Brasil. De acordo com o Econodata, a capital paranaense possui, hoje, mais de 360 mil empresas ativas e prevê uma agenda de 900 eventos inscritos no Calendário Nacional de Eventos. Em 2019, dados do CTur/IPPUC revelaram um fluxo turístico anual de 5,8 milhões de visitantes, sendo mais de 40% relacionados a negócios e eventos.

Já em 2022, a Alagev fez um levantamento onde apontou um crescimento de 90% entre janeiro e novembro em relação ao mesmo período de 2021. Enquanto a Abracorp, revelaram que as viagens a trabalho movimentaram R$ 1,06 bilhão em novembro de 2022, em comparação com R$ 967 milhões no mesmo mês de 2019.

No primeiro trimestre de 2023, o NH Curitiba The Five recebeu 11 mil hóspedes, sendo 65% business travelers. “Em relação a 2022, nossa expectativa é de crescimento de 20% no volume de viajantes a negócios e no mês de março, em especial, tivemos recorde de receita”, detalha Antonio de Albuquerque, diretor do hotel. Em 2022, o hotel sediou 243 eventos corporativose congressos, onde o turismo de negócios foi responsável por, aproximadamente, 70% do fluxo de hóspedes.

Antonio continua: “as viagens a negócios corresponderam a 65% do faturamento total do hotel no ano passado. Nossa agenda de reservas para eventos corporativos neste ano já está 50% ocupada”, revela.

Outro segmento que cresceu junto com as viagens corporativas foi a locação de automóveis. Segundo dados da Abla, a procura por locação nas viagens a negócios cresceu 48% entre janeiro e março de 2022 – sendo que avançou 96,5% no quadrimestre. Corroborando a performance positiva do setor, o V1, registrou, no último ano, 32% de aluguéis de automóveis com finalidade corporativa.

“A independência e o conforto de ter acesso a um veículo podem compensar, além de oferecer mais flexibilidade de deslocamento aos colaboradores durante o período”, explica a gerente Comercial do V1 Aluguel de Carros, Thais Augusta.

Foto destaque: Envato Imagens


Leia também: DEMANDA POR VIAGENS CORPORATIVAS CRESCE 80% NO 1º TRI