Hoje (19) é o dia de Fórum de Turismo 60+, evento sobre turismo na terceira idade que acontece no Hotel InterContinental São Paulo, na capital paulista. Realizado pela revista Melhor Viagem 60+, o evento reuniu líderes do trade turístico, jornalistas e autoridades públicas. Com a presença de mais de 250 pessoas, incluindo duas caravanas do Vale do Parnaíba, o Fórum abriu com as considerações iniciais de Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo e Ana Carolina Kuwabara, diretora do evento.

“É com imensa satisfação que damos início ao Fórum de Turismo 60+. A edição deste ano foi pensada com imenso carinho e agradeço muito meu time de guerreiros e parceiros nesta jornada, que proporciona o conhecimento sobre produtos, empresas e experiência relacionada a esse público”, começa Ana, que conta a história de fundação da revista Melhor Viagem 60+ e salienta o potencial econômico do segmento.

Ana ainda prestou homenagem a todos que passaram dos 60 anos, destacando a imensa experiência de vida que este público acumula. “Afinal, nunca se deve subestimar a sabedoria de uma pessoa mais velha. Embora possam ter algumas dificuldades em relação a novas tecnologias, eles sempre terão uma bagagem dos anos de vida que inteligência artificial nenhuma substituirá”, completa.

Após um vídeo de convite para a Festuris, evento de turismo realizado em Gramado (RS)  que acontece entre os dias 9 e 12 de novembro, e um vídeo sobre o Hotel InterContinental São Paulo, na presença de executivos do empreendimento, foi o momento de Roberto de Lucena dar algumas palavras.

Após agradecimentos gerais e a figuras específicas presentes, Lucena destaca que o tema 60+ tem pautado muitas reuniões do governo do estado de São Paulo, especialmente quando se trata de turismo e planos de desenvolvimento para o setor. “O governador Tarcísio de Freitas tem grande interesse em construir a várias mãos esse ambiente virtuoso em São Paulo ao público 60+”, reforça.

Lucena ainda conta uma história que destaca como o conceito de idade madura evoluiu com o tempo, visto que no passado pessoas acima dos 40 anos de idade já costumavam ser taxadas de idosas. “Temos a benção de termos conquistado o aumento da expectativa de vida e, hoje, pessoas com 60 ou 70 anos não são mais velhos, mas um garotos cheios de projetos, sonhos, experiêcia e sensibilidade”, afirma o secretário.

Como destaque, Lucena cita destinos como Holambra, Socorro e Águas de Lindóia, que recebeu no ano passado mais de 1,5 milhão de visitantes, sendo 70% desses do público 60+. 

“Acreditamos muito nesse potencial, nesse jovem garoto que viaja e consome, que empreende, tem projetos e disponibilidade, e faz parte dessa cadeia do turismo”, alega Lucena. “Quero, portanto, em nome da secretaria do turismo, parabenizar a realização deste evento, e dizer que o governo do estado de São Paulo está interessado em participar de todas as iniciatvias de fomento desse segmento”, finaliza o secretário, dando início ao evento.

Foto: Gregory Grigoragi


Leia também: FÓRUM DEBATE TURISMO 60+