O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit Rio) se reuniu na manhã desta terça-feira (18) com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e dezoito representantes de modalidades esportivas com o objetivo de promover a interlocução entre os Comitês Olímpicos e os atores envolvidos na captação de eventos esportivos para a cidade.

O projeto que visa realizar esta captação entrou em sua segunda fase, a qual contempla a candidatura da cidade como sede para torneios, jogos, olimpíadas e campeonatos. O programa é uma parceria da entidade com a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Esportes por meio de um convênio com a 2IS, consultoria suíça que monitora oportunidades de eventos desse segmento.

“Os eventos esportivos estão no nosso radar desde 2019, quando assinamos um convênio com o COB. E agora, são indispensáveis em nosso calendário. Nossa avaliação é de que os comitês vão desempenhar um papel estratégico nessa etapa do projeto, que tem como objetivo final consolidar a cidade do Rio – que já foi palco de grandes competições – como destino dedicado ao esporte”, declarou Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB/Visit Rio.

Para além das oportunidades identificadas pela 2IS, o secretário de Esportes do município, Guilherme Schleder, destacou que a interlocução com os comitês pode contribuir também para a captação de eventos de pequeno porte.

“A consultoria aponta torneios de prestígio mundial, o que muito nos interessa. Mas elencamos uma série de eventos que poderiam ser realizados ainda este ano, com apoio direto da Prefeitura, sem a necessidade de articulação com outros órgãos. Eventos de pequeno porte também são importantes para a cidade”, disse.

“A reunião foi muito bem sucedida em seu objetivo de promover uma aproximação entre o Movimento Olímpico e o Rio CVB/Visit Rio. A Prefeitura do Rio deseja criar facilidades para que eventos esportivos possam acontecer na cidade, que possui estruturas de nível olímpico. A partir de agora, cada confederação vai tratar diretamente com o Rio CVB/Visit Rio”, explicou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB.

Jodson Eddington, presidente do Comitê Brasileiro de Tiro Esportivo (CBTE) contou que o projeto já está trazendo oportunidades para a modalidade. “Estamos em contato com o Rio CVB/Visit Rio e o diálogo tem sido bastante proveitoso. Com a orientação da equipe, estamos trabalhando na candidatura da cidade para o Campeonato Mundial de Tiro Esportivo em 2025”, disse.

Também participaram da reunião representantes das modalidades Triathlon, Taekwondo, Esgrima, Desportos Aquáticos, Pentatlo Moderno, Ginástica, Wrestling, Basketball, Atletismo, Judô, Voleibol, Golfe, Remo, Canoagem, Rugby, Desportos na Neve e Escalada Esportiva.

Foto: Divulgação / Visit Rio


Leia também: CONFIRA OS DESTINOS MAIS RESERVADOS PARA O FERIADO DE TIRADENTES